Prevista para estrear em maio de 2026 na faixa das 21h da Globo, a próxima novela do autor Walcyr Carrasco irá destacar temática social relevante: o abandono do velho no núcleo familiar.
Na trama, um idoso muito rico é maltratado pelos filhos, interessados exclusivamente no dinheiro dele. Após longo sofrimento, o patriarca morre.
A abertura do testamento gera surpresa e revolta: ele deixou a fortuna para a fiel cuidadora, a única que realmente se importava com seu bem-estar.
Começa uma batalha judicial dos filhos deserdados. Ao mesmo tempo, surge a dúvida: a beneficiada fez por merecer ou seria uma vilã disfarçada que manipulou o idoso para se dar bem?
Quem matou?
A premissa de ‘Quem Ama Cuida’ lembra a do filme ‘Entre Facas e Segredos’, disponível na Netflix. A produção de 2019 gira em torno da morte do escritor milionário Harlan Thrombey (Christopher Plummer) aos 85 anos.
A leitura do testamento provoca choque na família: ele deixou seu império para sua enfermeira particular Marta Cabrera (Ana de Armas), excluindo os filhos.
Revoltados, os parentes do idoso levantam a suspeita de que a jovem o teria matado para ficar com a herança. Entra em cena um detetive, Benoit Blanc (Daniel Craig), contratado para investigar a morte suspeita.
Realidade cruel
Maltratar e explorar financeiramente uma pessoa de 60 anos ou mais configura violência patrimonial, crime previsto no Estatuto do Idoso.
Um caso famoso da teledramaturgia brasileira foi o de Leopoldo (Oswaldo Louzada) e Flora (Carmem Silva), da novela ‘Mulheres Apaixonadas’, de 2003.
O casal foi xingado, ameaçado e até roubado pela neta Doris (Regiane Alves), em representação do que acontecia e ainda ocorre em milhares de lares. O ‘Disque 100’ é um serviço telefônico gratuito e anônimo para denúncias de violações de direitos humanos no Brasil, incluindo maus-tratos e exploração de pessoas da terceira idade.