Criação da GE TV mostra incômodo da Globo ao ver ascensão da CazéTV com ex-globais

Demorou para a emissora líder no Ibope reagir ao domínio de Casimiro no YouTube

18 ago 2025 - 10h28
(atualizado às 16h20)

O lançamento do canal de YouTube GE TV sinaliza que a Globo acordou para a realidade após assistir inerte ao crescimento impressionante da CazéTV na transmissão de eventos esportivos, com fidelização de público numeroso.

Colocou a mão no bolso e investiu alta quantia para tirar ótimos profissionais de outras emissoras a fim de formar um time capaz de ofuscar o concorrente, criado por um gamer até então anônimo no seu quarto.

Publicidade

Vai dar certo? O tempo responderá.

Cazé possui infinitamente menos dinheiro do que a Globo, porém, criou um estilo próprio de conteúdo com espaço para a descontração genuína. Lidera o que parece ser uma turma de amigos reunida para acompanhar uma partida de futebol com muita zoação.

Pelas contratações até aqui, o GE TV deve ser mais sério e convencional. Aliás, se seus apresentadores, repórteres e comentaristas tentarem forçar a irreverência para copiar o estilo da CazéTV podem cair numa armadilha.

Casimiro se tornou o grande rival da Globo na internet; Fred Bruno foi escalado para ser a cara do novo canal GE TV
Casimiro se tornou o grande rival da Globo na internet; Fred Bruno foi escalado para ser a cara do novo canal GE TV
Foto: Fotomontagem: Sala de TV

Números falam por si

Publicidade

Mesmo sendo o maior grupo de mídia do Brasil, a Globo não tem presença dominante na internet.

O canal do ‘Globo Esporte’ no YouTube, por exemplo, está com 6,4 milhões de inscritos, enquanto o da CazéTV passa de 22 milhões.

A emissora líder de audiência no Ibope resistiu por anos a interagir com a internet. Depois, centrou investimentos no Globoplay, que nunca passou da 4ª posição no ranking de streamings com mais assinantes e jamais deu lucro.

O YouTube se tornou uma das prioridades apenas recentemente.

Agora, a TV da família Marinho corre atrás do tempo e dos milhões perdidos.

A televisão depende da web

Toda emissora de TV precisa marcar território na internet, especialmente no YouTube e em redes sociais populares, a exemplo do TikTok. Ter um streaming forte também é positivo.

Publicidade

Especialistas asseguram que as transmissões esportivas ao vivo vão garantir a relevância da TV aberta diante da fuga crescente de público

Ao criar a GE TV, a Globo quer ampliar a interação com sua maior rival, a internet, e tentar atrair mais usuários/telespectadores.

Faz isso após ver a Record e o SBT se destacarem no Ibope ao exibir campeonatos populares de futebol. Alguns destes torneios, a Globo abriu mão dos direitos para economizar. Em outros, se viu ofuscada pela cobertura da CazéTV.

Timaço de ex-globais

Ironicamente, a GE TV ‘roubou’ profissionais de canais esportivos como a ESPN e TNT Sports enquanto o grande concorrente, CazéTV, acolheu vários ex-Globo que foram demitidos ou se demitiram.

Entre eles, Bárbara Coelho, Carol Barcellos, Fernanda Gentil e Marcelo Adnet.

Publicidade

O sucesso da CazéTV está centralizado em seu dono e principal narrador, Casimiro. Ele personifica o conceito do canal e, ao mesmo tempo, o perfil de seu público.

Quem vai desempenhar tal papel na GE TV? A emissora escalou o apresentador Fred Bruno, do ‘Globo Esporte’, para essa difícil função estratégica. Ele tem quase 11 milhões de seguidores no Instagram, mesmo número do perfil da CazéTV.

Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações