O lançamento do canal de YouTube GE TV sinaliza que a Globo acordou para a realidade após assistir inerte ao crescimento impressionante da CazéTV na transmissão de eventos esportivos, com fidelização de público numeroso.
Colocou a mão no bolso e investiu alta quantia para tirar ótimos profissionais de outras emissoras a fim de formar um time capaz de ofuscar o concorrente, criado por um gamer até então anônimo no seu quarto.
Vai dar certo? O tempo responderá.
Cazé possui infinitamente menos dinheiro do que a Globo, porém, criou um estilo próprio de conteúdo com espaço para a descontração genuína. Lidera o que parece ser uma turma de amigos reunida para acompanhar uma partida de futebol com muita zoação.
Pelas contratações até aqui, o GE TV deve ser mais sério e convencional. Aliás, se seus apresentadores, repórteres e comentaristas tentarem forçar a irreverência para copiar o estilo da CazéTV podem cair numa armadilha.
Números falam por si
Mesmo sendo o maior grupo de mídia do Brasil, a Globo não tem presença dominante na internet.
O canal do ‘Globo Esporte’ no YouTube, por exemplo, está com 6,4 milhões de inscritos, enquanto o da CazéTV passa de 22 milhões.
A emissora líder de audiência no Ibope resistiu por anos a interagir com a internet. Depois, centrou investimentos no Globoplay, que nunca passou da 4ª posição no ranking de streamings com mais assinantes e jamais deu lucro.
O YouTube se tornou uma das prioridades apenas recentemente.
Agora, a TV da família Marinho corre atrás do tempo e dos milhões perdidos.
A televisão depende da web
Toda emissora de TV precisa marcar território na internet, especialmente no YouTube e em redes sociais populares, a exemplo do TikTok. Ter um streaming forte também é positivo.
Especialistas asseguram que as transmissões esportivas ao vivo vão garantir a relevância da TV aberta diante da fuga crescente de público
Ao criar a GE TV, a Globo quer ampliar a interação com sua maior rival, a internet, e tentar atrair mais usuários/telespectadores.
Faz isso após ver a Record e o SBT se destacarem no Ibope ao exibir campeonatos populares de futebol. Alguns destes torneios, a Globo abriu mão dos direitos para economizar. Em outros, se viu ofuscada pela cobertura da CazéTV.
Timaço de ex-globais
Ironicamente, a GE TV ‘roubou’ profissionais de canais esportivos como a ESPN e TNT Sports enquanto o grande concorrente, CazéTV, acolheu vários ex-Globo que foram demitidos ou se demitiram.
Entre eles, Bárbara Coelho, Carol Barcellos, Fernanda Gentil e Marcelo Adnet.
O sucesso da CazéTV está centralizado em seu dono e principal narrador, Casimiro. Ele personifica o conceito do canal e, ao mesmo tempo, o perfil de seu público.
Quem vai desempenhar tal papel na GE TV? A emissora escalou o apresentador Fred Bruno, do ‘Globo Esporte’, para essa difícil função estratégica. Ele tem quase 11 milhões de seguidores no Instagram, mesmo número do perfil da CazéTV.