Jornalista de TV russa admite ter provocado incêndio para reportagem

Mikhail Akinchenko jogou bituca de cigarro acesa sobre pilha de mato seco para obter 'imagens de apoio'; canal de TV pediu desculpas

7 mai 2015 - 06h29
(atualizado às 07h42)

Um jornalista da TV estatal russa foi duramente criticado após admitir que colocou fogo em um matagal para incrementar uma reportagem sobre incêndios em florestas. Segundo a agência de notícias local Khakassia, a confissão do repórter Mikhail Akinchenko, da emissora Canal 1, veio após os moradores de um vilarejo na Sibéria o acusarem de jogar propositalmente uma bituca de cigarro acesa sobre uma pilha de mato seco. A polícia investiga agora se o incêndio foi culposo.

Após o incidente, o jornalista contou à polícia que queria obter algumas "imagens de apoio" para uma reportagem sobre incêndios em florestas que mataram 30 pessoas na região. O Canal 1 confirmou o ocorrido e pediu desculpas pelo episódio, classificando a atitude do repórter de "negligência". "Posso resumir essa situação em uma única palavra: idiota", afirmou o diretor de jornalismo do Canal 1, Kirill Kleimenov, à rádio russa RSN. "É claro que ele será punido. Um repórter precisa usar sua cabeça para pensar no que está fazendo". Ele acrescentou, por outro lado, que Akinchenko é um "bom correspondente e boa pessoa" e que não será demitido.

Publicidade
Jornalista de TV russa admite ter provocado incêndio para reportagem
Jornalista de TV russa admite ter provocado incêndio para reportagem
Foto: Reprodução

Siga o Terra Diversão no Twitter

A agência de notícias afirmou que o episódio é um exemplo do "cinismo" dos jornalistas da TV estatal russa. Críticos acusam a imprensa pró-Kremlin e outras organizações de mídia de distorcer a realidade ─ os frequentes incêndios florestais no país seriam um dos principais exemplos disso, dizem eles.

Em 2010, o grupo pró-Kremlin Jovem Guarda postou um vídeo no YouTube mostrando integrantes da organização debelando um incêndio florestal teria sido, na verdade, encenado para as câmeras de TV.

BBC News Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita da BBC News Brasil.
TAGS
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações