Há 10 anos estreava 'Sol Nascente', o fracasso que fez a Globo mudar seu jeito de fazer novela: 3 palavras definem o que a emissora precisou mudar drasticamente de lá para cá

Novela com Giovanna Antonelli foi um dos maiores fracassos da Globo: 'Sol Nascente' virou exemplo para o sucesso de 'Por Você', com Sheron Menezzes; entenda

29 ago 2026 - 07h22
(atualizado às 09h23)
Resumo
Exibida em 2016, a novela 'Sol Nascente' marcou a Globo por erros de representatividade que mudaram suas produções. Ao abordar a imigração japonesa, a emissora substituiu Dani Suzuki por Giovanna Antonelli e escalou Luís Melo como oriental, gerando críticas por apagamento cultural e falta de oportunidades a atores asiáticos. O episódio ensinou à emissora lições cruciais sobre respeito e diversidade, mostrando que o público não aceita escalações incoerentes com a vivência dos personagens.
Bruno Galiasso e Giovanna Antonelli protagonizaram 'Sol Nascente', um dos maiores fracassos da Globo.
Bruno Galiasso e Giovanna Antonelli protagonizaram 'Sol Nascente', um dos maiores fracassos da Globo.
Foto: Reprodução/TV Globo / Purepeople

Há exatamente 10 anos, a Globo estreava 'Sol Nascente' no horário das seis. Exibida entre 29 de agosto de 2016 e 21 de março de 2017, a novela rapidamente se tornou um exemplo de escolhas que não se deve repetir. 

De lá para cá, a televisão mudou, e muito. — e acom certeza essa experiência fez com que a Globo aprendesse que determinados assuntos exigem trÊs palavras importantes: respeito, representatividade e, principalmente, compreensão de que o telespectador não é ingênuo.

Publicidade

O primeiro grande problema de 'Sol Nascente' estava justamente na escalação. Giovanna Antonelli foi escolhida para interpretar Alice, uma descendente de japoneses. O papel, inicialmente, havia sido destinado a Dani Suzuki, atriz de ascendência japonesa que faria sua primeira protagonista na emissora. 

A decisão de substituir uma atriz oriental por uma estrela de maior força comercial provocou críticas e abriu um debate sobre o espaço destinado a artistas asiáticos na televisão.

A questão ganhou ainda mais peso porque a novela pretendia abordar a imigração japonesa e aspectos daquela cultura. 

A escolha de atores que não tinham ascendência oriental para personagens centrais acabou sendo vista como um exemplo de apagamento cultural e falta de oportunidades para artistas que poderiam representar aquela história a partir da própria vivência. 

Publicidade

Afinal, não tinha como comprar a ideia de Giovanna Antonelli e Luis Melo - ator que vivia o o pai adotivo de Alice - como orientais.

E não para por aí! Outro 'sol' também foi m...

Veja mais

Matérias relacionadas

'Resolvi mudar de vida': fora das novelas há quase 10 anos, ex-galã da Globo abandonou carreira e se mudou para Portugal; hoje aos 61, reflete sobre nova fase como corretor de imóveis

Galã da Globo nos anos 1990, Nico Puig namora produtor há quase 3 décadas e teve profissões bem longe das novelas ao morar nos EUA

Entrevista | 'Meu filho me ensina': pai solo aos 26 anos, João Fernandes se emociona sobre paternidade; de volta às novelas após 3 anos, ator rompe com masculinidade tóxica em 'A Nobreza do Amor'

Publicidade

Manoel Carlos segue vivo na TV! Saudoso autor da Globo, morto há dois meses aos 92 anos, inspira nostalgia em nova novela da emissora; detalhes

Há 32 anos, Globo mudou detalhe em papel de Murilo Benício em novela para evitar semelhança com Lula: 'Já fui...'

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se