Emissoras demitem para economizar após faturar R$ 2,1 bilhões com publicidade no 1º trimestre

TV continua a concentrar maior fatia do investimento dos grandes anunciantes apesar das audiências instáveis

21 jun 2025 - 12h37
(atualizado às 12h37)

De janeiro a março de 2025, o mercado publicitário brasileiro comprou em mídia R$ 4,7 bilhões, aumento de 3,14% em relação ao 1º trimestre do ano passado. O levantamento é do Cenp-Meios.

A TV aberta continua a ser o veículo de maior interesse dos anunciantes: recebeu 1,751 bilhão pela venda de espaço nos intervalos e ações de merchandising. Os canais pagos atraíram R$ 442 milhões em verbas.

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Juntas, as TVs aberta e paga concentraram 46,5% de todo o investimento em propaganda no período. A internet ficou com 36,5%, com R$ 1,721 milhões, faturamento quase idêntico ao da TV aberta sozinha.

Apesar do otimismo gerado pelos números, a maioria das redes continua com problemas financeiros. As receitas crescem desproporcionalmente ao custo de operação cada vez mais elevado.

Eventualmente, ainda acontecem ondas de demissões para se fazer economia. O SBT, por exemplo, dispensou em junho dezenas de profissionais de seu departamento de teledramaturgia. Os talentos humanos acabam sacrificados para que as contas fechem.

Patrícia Abravanel ('Programa Silvio Santos'), William Bonner ('Jornal Nacional') e Carolina Ferraz ('Domingo Espetacular') apresentam programas que estão entre os maiores faturamentos da TV aberta
Patrícia Abravanel ('Programa Silvio Santos'), William Bonner ('Jornal Nacional') e Carolina Ferraz ('Domingo Espetacular') apresentam programas que estão entre os maiores faturamentos da TV aberta
Foto: Fotomontagem: Sala de TV
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