O "Criança Esperança 2025" promete mais uma noite de muita emoção e boas lembranças nesta segunda-feira (27), logo após a novela "Três Graças", na TV Globo. O especial, que celebra 40 anos de parceria entre a emissora e a Unesco, volta a reunir o público em uma corrente de solidariedade para apoiar projetos voltados ao desenvolvimento de crianças e adolescentes em todo o Brasil.
Nesta edição, o destaque fica por conta da primeira apresentação conjunta de Xuxa, Angélica e Eliana, que marcaram gerações com seus programas infantis e agora repetem o reencontro que aconteceu em 2023 em um momento histórico da TV brasileira. Além delas, nomes como Ivete Sangalo, Belo, Ludmilla e Fábio Jr. comandam o show musical, que ainda presta uma homenagem especial ao eterno Renato Aragão, o Didi Mocó.
O boato que insiste em voltar
Apesar do sucesso e da credibilidade conquistada ao longo das décadas, o Criança Esperança é alvo de um boato que circula há 40 anos: o de que a TV Globo se beneficiaria financeiramente do projeto, obtendo descontos no Imposto de Renda. A falsa informação costuma ganhar força nas redes sociais, especialmente em períodos próximos à exibição do especial.
Segundo checagem publicada pelo Estadão Verifica, com base em apurações da Agência Pública, Agência Lupa e Boatos.Org, não há nenhuma comprovação de que a Globo tenha qualquer tipo de benefício fiscal com as doações arrecadadas.
O que dizem as investigações
De acordo com a Agência Pública, o rumor começou em 2014, quando uma...
Matérias relacionadas
Audiência não mente: a volta de 'A Viagem' na Globo só confirma o que a emissora ignora há 6 anos