A troca de direção do ‘Aqui Agora’, com Leonor Corrêa assumindo o telejornal apenas duas semanas após a estreia devido à baixa audiência, ilustra o momento delicado vivido pelo SBT.
Outra versão de sucesso do passado, o ‘Casos de Família’, com Christina Rocha, também voltou sem força no Ibope.
Situação ainda pior está o ‘Bom Dia e Cia’ com Patati Patatá, que chega a marcar apenas 1 ponto na Grande São Paulo.
Outro revés aconteceu com a única novela própria da emissora, ‘A Caverna Encantada’, tirada do horário nobre por fraco desempenho.
Nos últimos meses, dezenas de demissões reduziram o elenco de talentos da empresa. Até profissionais do vídeo foram dispensados para se fazer economia.
Um ano desde a morte de Silvio Santos, o SBT continua em 3º lugar no ranking geral, atrás de Globo e Record. Em alguns momentos da programação cai para a 4ª posição, superado pela Band.
A atual presidente, Daniela Beyruti, adotou a mesma tática do pai: fazer repetidas alterações na grade, de um dia para o outro, a fim de testar soluções. Por enquanto, sem resultados positivos, principalmente na faixa da manhã.
A impressão é de que o canal ainda vive do passado. Existe um público saudosista e fiel, mas é urgente conquistar nova geração de telespectadores para construir o SBT do futuro.
A TV que um dia surpreendeu os concorrentes e o público com o ‘Casa dos Artistas’, por exemplo, precisa voltar a investir em ideias originais, honrando sua tradição de não ter medo de ousar.
Não é razoável uma rede de televisão depender de velharias como os seriados ‘Chaves’ e ‘Chapolin’ sempre que precisa de socorro no Ibope. Precisa ser mais criativa.
Um exemplo é o ‘Sabadou’ com Virginia Fonseca. Não reinventa a roda, mas oferece algum frescor em dia e horário (sábado à noite) em que o SBT já teve sucessos como ‘Viva a Noite’ e ‘Sabadão’.
Sob o peso da cobrança pelo sobrenome e da urgência por êxitos, as filhas de Silvio Santos contam com a torcida de todos — inclusive de rivais no Ibope e jornalistas que cobrem o entretenimento — para reinventar o SBT e voltar a empolgar quem gosta de TV.