Houve um tempo em que a Record (com ‘Os Dez Mandamentos’ em 2015) e o SBT (com ‘Chiquititas’ em 2014) empatavam com a Globo e até atingiam a liderança no Ibope.
Ficou no passado.
Hoje, a emissora carioca não sofre concorrência direta na teledramaturgia. A distância no ranking diário nunca foi tão longa.
Com a trama do assassinato de Odete Roitman, ‘Vale Tudo’ registra entre 29 e 30 pontos de média nos capítulos desta semana.
Os ótimos índices representam quase 7 vezes o público de produções originais da Record exibidas no momento, a exemplo de ‘Reis’ e ‘A Vida de Jó’, e das ‘enlatadas’ do SBT, como ‘A.Mar’ e ‘As Filhas da Senhora Garcia’.
Diante do desempenho fraco dos canais adversários, a maior concorrente da Globo passou a ser ela mesma, com comparações da audiência das novelas atuais com as anteriores.
E nada deverá mudar tão cedo.
Ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, a Record insiste em investir nas tramas bíblicas, apesar da fuga relevante de público na última década: a 1ª temporada de ‘Os Dez Mandamentos’ marcou no geral 16 pontos, 200% a mais de público do que as séries religiosas de agora.
No SBT, após a decepção com ‘A Caverna Encantada’ (3 pontos), o núcleo de teledramaturgia foi desmontado, houve dezenas de demissões. Não há gravação de novela nacional prevista a médio prazo.
O canal enfrenta cada vez maior dificuldade de repetir sucessos de público, a exemplo de ‘Pícara Sonhadora’ (16 pontos), ‘Marisol’ (15) e ‘Carrossel’ (12).