Com banda e plateia, Zeca Camargo estreia novo 'Vídeo Show'

18 nov 2013 - 10h33
(atualizado às 10h40)
Zeca Camargo está no comando do 'Vídeo Show' a partir desta segunda (18)
Zeca Camargo está no comando do 'Vídeo Show' a partir desta segunda (18)
Foto: JORGE RODRIGUES JORGE/CARTA Z NOTÍCIAS / TV Press

A rotina intensa de viagens ao exterior de Zeca Camargo está comprometida. O jornalista, que deu expediente na Globo ao longo de 18 anos no dominical Fantástico, se prepara para estrear como âncora do novo Vídeo Show, na mesma emissora, a partir desta segunda (18).

Com formato de auditório e até banda no estúdio, o programa passa a apostar mais em temas específicos por edição e em uma dinâmica que, embora pouco adiantada pelo apresentador e pelo diretor-geral, Ricardo Waddington, parece lembrar um pouco o que se vê hoje no Amor & Sexo e no Encontro com Fátima Bernardes. "Não terei um 'script' a seguir. Vai ser a plateia, um assunto, convidados e ver o que vai rolar", resume Zeca, que fez 50 anos em 2013 e admite que, acompanhado de uma banda, vai também soltar a voz nas gravações.

Publicidade

"Não sou cantor, mas acho que uso bem a minha voz na tevê. E não estou no The Voice. A proposta é ser lúdico, um diferencial para o programa", explica, referindo-se à competição musical das noites de quinta da Globo.

As conversas para sua saída do Fantástico e a ida para o Vídeo Show começaram em junho. Um convite que, assume, mexeu com seu ego, mas também mostrou que a emissora poderia ter planos diferentes dos que ele mesmo esperava. Há alguns meses, Zeca trabalhava em cima da reformulação do próprio Fantástico, uma mudança prevista para 2014.

"Fiquei envaidecido com a ideia de ter um programa só meu. Mas também encarei isso como uma sinalização da Globo por uma necessidade de mudança para mim. Afinal, foram 18 anos e isso é bastante tempo", avalia Zeca, que também apresentou o No Limite, primeiro reality show produzido pela Globo e que teve quatro edições, em 2000, 2001, 2002 e 2009.

A mudança implicou na troca de contrato de Zeca com a Globo. Antes, ele era funcionário da Central Globo de Jornalismo (CGJ). Agora, passa a integrar o quadro de pessoas da Central Globo de Produção (CGP). Uma troca que amplia suas possibilidades de ganhos financeiros, já que os jornalistas não podem ter a imagem atrelada a qualquer produto. Como apresentador de variedades, ele não só pode fazer comerciais como também deve participar de ações de merchandising no programa. Mas esse é um assunto que o deixa visivelmente incomodado. "Nunca se preocuparam com o quanto eu ganhava no Fantástico, por que se preocupam agora? Poder fazer propaganda não quer dizer que esse seja o meu foco e muito menos que isso vá acontecer. Antes, precisam me chamar e não tive nenhum convite", desconversa. 

Publicidade

A possibilidade de se reinventar aos 50 anos e de abordar os bastidores da emissora em que trabalha são as motivações apontadas por Zeca Camargo nesta nova fase. O apresentador sempre expôs seu apreço pela teledramaturgia. Chegou a montar esquemas que facilitavam o entendimento de Avenida Brasil, novela exibida no ano passado, e apresentá-los, na época, no próprio Vídeo Show e no Mais Você, de Ana Maria Braga.

A diferença agora é que assistir à programação da emissora deixou de ser uma diversão para se tornar trabalho. "Novelas das seis, por exemplo, eram as que eu não acompanhava tanto. Agora, entraram para a minha rotina", conta. O fato de ter uma boa abertura com a parte de jornalismo da emissora também favorece o aumento de pautas voltadas a área no programa, mas Zeca assume que esse não é o foco da revista eletrônica das tardes da Globo. "O que as pessoas mais querem ver é novela", atesta.

Para se inspirar e tentar buscar novas ideias para o formato do Vídeo Show, Zeca assistiu a programas de variedades da tevê a cabo e aberta internacional. O que foi fácil para ele, já que tem o hábito de aproveitar qualquer período possível para viajar pelo exterior. Foi isso, inclusive, que fez ao sair do Fantástico, no primeiro final de semana em muitos anos que não precisou trabalhar, mesmo sem desfrutar de período de férias.

"Quando você passa muito tempo naquela rotina, é complicado mudar. Eu não sabia o que fazer e deu esse estalo. Peguei um avião e fui", diz, sem revelar o destino escolhido e assumindo que pretende, aos poucos, inserir algumas pautas internacionais no Vídeo Show. "Podemos aproveitar gravações de uma novela em outro país ou mesmo uma entrevista com um astro da música ou de Hollywood", exemplifica. 

Publicidade

Fonte: TV Press
TAGS
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações