O lucro de R$ 1,9 bilhão em 2024 animou a cúpula da Globo. Atores e autores demitidos nas ondas de cortes de custos estão sendo readmitidos.
Não apenas porque há confortável folga financeira, mas também para reverter o esvaziamento do elenco de talentos. De 600 atores fixos, o canal chegou a ficar com menos de 100 com vínculo longo.
Hoje, as novelas inéditas têm mais rostos novatos do que famosos com apelo popular. Muitos atores demitidos não querem se comprometer com a emissora por grande período. Preferem trabalhos curtos na TV paga e no streaming.
Entre os que toparam voltar estão Miguel Falabella e Grazi Massafera, com papéis de destaque na próxima novela das 21h, ‘Três Graças’, e Leandra Leal, escalada para a futura produção das 19h, 'Coração Acelerado'. Os salários estão menores, ressalte-se.
Na tentativa de valorizar seus colaboradores, a emissora exibe nos intervalos vinhetas onde aparecem alguns de seus 14 mil empregados. Para muita gente, conseguir o crachá da Globo ainda é o maior objetivo profissional.