Bruna Marquezine faz 30 anos com personagens marcantes, carreira internacional, título de it girl e 'livramentos'

A atriz vai comemorar o aniversário no próximo fim de semana em um festão na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro

4 ago 2025 - 17h39
Resumo
Bruna Marquezine completa 30 anos celebrando uma carreira marcada por personagens icônicos, sucesso internacional, influência como it girl e momentos pessoais de grande repercussão, com festa planejada na Ilha Fiscal, Rio de Janeiro.
Bruna Marquezine
Bruna Marquezine
Foto: Reprodução/Instagram / Reprodução/Instagram

Parece que foi ontem que Bruna Marquezine dominava a tela da Globo como a pequena Salete de Mulheres Apaixonadas, mas a atriz já completa 30 anos nesta segunda-feira, 4. Entre trabalhos marcantes na TV, carreira internacional, relacionamentos públicos, memes e 'livramentos', a atriz, que cresceu em frente aos holofotes, coleciona momentos memoráveis.

Estrela mirim

Bruna Marquezine descobriu que levava jeito com as câmeras antes mesmo de aprender a ler e escrever. Foi com apenas cinco anos que a pequena emocionou o público ao estrear em um comercial de prevenção ao suicídio promovido pela Polícia Militar de São Paulo. 

Publicidade

Na época, era a mãe da atriz quem lia seus textos e ensaiava com a filha. "Ela lia e eu repetia até decorar", relembrou em entrevista ao canal de Maya Mazzafera em 2018. Neide Maia só ajudava a filha a realizar seu sonho. Mesmo com cinco anos, Bruna conta que partiu dela o desejo de atuar. 

"Eu pedia para os meus pais, então eles só me apoiaram. Sabe aquela coisa de filha única? Minha mãe queria muito me agradar, aí ela me perguntou: 'Você quer aparecer na televisão?' E eu disse: 'Sim!'', detalhou no mesmo bate-papo. 

A atriz Bruna Marquezine completa 30 anos nesta segunda-feira, 4
Foto: Denise Andrade / Estadão / Estadão

A decisão foi mais que acertada. Desde a estreia, Bruna não saiu mais da TV e foi chamada para integrar o time de crianças entrevistadoras do programa Gente Inocente, na Globo, comandado por Márcio Garcia em 2002. 

No ano seguinte, um papel a consolidou como uma das maiores atrizes mirins de sua geração: a pequena e sofrida Salete, de Mulheres Apaixonadas. Aos 7 anos, Bruna chamou a atenção dos telespectadores pela atuação repleta de carga dramática para uma artista tão jovem. 

Publicidade

O título de atriz mirim mais requisitada do Brasil permaneceu com Bruna em outros diversos trabalhos que emendou na TV Globo, como Maria Flor em América (2005), Lurdinha em Cobras & Lagartos (2006), Magu em Desejo Proibido (2007) e Flor de Lys em Negócio da China (2008). 

'Essa indústria é muito cruel'

A transição para a fase adulta veio com uma personagem desafiadora e que se tornou popular entre o público: Lurdinha, da novela Salve Jorge (2012). Bruna tinha apenas 17 anos quando deu vida à adolescente rebelde de microshorts e barriga de fora que morava no Complexo do Alemão. 

Na ocasião, o trabalho foi um desafio e tanto. "A Lurdinha tirou meu sono antes de ir pro ar, porque é um personagem muito diferente de tudo que eu já fiz, as meninas sofredoras. As pessoas tinham uma imagem muito infantil minha. Quando veio a Lurdinha eu fiquei bem preocupada. Depois que ela foi pro ar, dei uma acalmada", contou ao Mais Você em 2013.

Bruna Marquezine assume João Guilherme ao abrir álbum de aniversário
Foto: @instagram | Reprodução

Anos depois, em 2022, Bruna confessou que o papel foi ainda mais difícil pela sexualização que sofreu enquanto a trama estava no ar.

"Ela [Lurdinha] usava um top e um cinto. Fui muito objetificada na época. Todo o processo foi muito sofrido, ninguém te prepara para isso. Naquele momento, não recebi o suporte que eu precisava de ninguém. Minha mãe não sabia o que fazer, todo dia era uma fofoca nova", disse em entrevista ao podcast Quem pode, Pod.

Publicidade

Para quem viveu grande parte em frente aos holofotes como criança, lidar com a curiosidade do público sobre sua vida privada e a sexualização foi 'cruel'. 

"Você já tem uma necessidade da idade de se reafirmar o tempo inteiro, você se preocupa com o que pensam a seu respeito, o que dizem sobre você. Isso naturalmente, na escola. Agora imagina na internet, para todo mundo ver, as pessoas falando o que você fez, que você é isso ou aquilo. Foi muito difícil. Essa indústria é muito cruel às vezes", contou na ocasião.

Bruna Marquezine vai festejar seus 30 anos na Ilha Fiscal, no Rio
Foto: Reprodução/Instagram

De Helena de 'Maneco' a vilã medieval

O desafio não parou a carreira de Bruna Marquezine. Em 2014, ela recebeu um convite especial de Manoel Carlos, o autor que a alçou como Salete mais de dez anos antes.

'Maneco' propôs que a atriz desse vida à Helena de Em Família logo na primeira fase da personagem. Com a passagem de tempo, a protagonista se transformou na atriz Júlia Lemmertz e Bruna assumiu o papel de Luiza, sua filha. 

Publicidade

O protagonismo veio para valer em I Love Paraisópolis, de 2015. Na trama das sete, a atriz interpretou Mari, dupla da irmã Danda, feita por Tatá Werneck.

Acostumada com desafios na carreira, Bruna Marquezine topou mais um em 2018: assumir o papel de uma vilã medieval. Depois de emagrecer cinco quilos e mudar até o tom de voz, a atriz estreou como Catarina de Lurton em Deus Salve o Rei.

Bruna Marquezine como Catarina em 'Deus Salve o Rei': atriz precisa priorizar a carreira para não ser engolida pela própria intimidade
Foto: Paulo Belote/TV Globo / Divulgação

Na época, Bruna recebeu diversas críticas pela atuação 'robótica' da vilã das seis. Em entrevista ao De Frente Com Blogueirinha, em 2023, ela relembrou o momento. "Eu não gostava de fazer a novela, estava infeliz, estava muito cansada", iniciou. 

O cansaço e a pressão externa pesaram para a atriz no set de gravação. "Doeu muito porque era uma coisa muito descabida e muito cruel na internet. Eu fui entender muito tempo depois que tinham pessoas por trás engajando esse movimento. Não era só a reação do público", explicou. 

Publicidade

Esse foi o último trabalho da artista na Globo até o momento.

Amizades e romances na mídia

Por ter crescido na mídia, Bruna fez amizades duradouras com outras personalidades famosas, como Sasha Meneghel e Manu Gavassi. A atriz, aliás, foi até madrinha do casamento da filha de Xuxa com o cantor João Figueiredo. 

Outro nome que conquistou a amizade de Bruna foi Anitta. No entanto, não foi fácil para a 'poderosa' se aproximar da atriz. Isso porque as duas tiveram um desentendimento no passado. “Foi por uma bobagem... Coisa pequena, relacionada a um relacionamento que nem existe mais. Por causa de homem!”, confessou a artista ao podcast PodDelas, em 2022, com bom humor.

Bruna Marquezine assume João Guilherme ao abrir álbum de aniversário
Foto: @instagram | Reprodução

Bruna não confirmou qual ex-namorado seria, mas Anitta é amiga do jogador Neymar, ex-namorado da atriz. Os dois chegaram a ser alvo de especulação de um possível romance em 2019, mas negaram. 

Esse foi o relacionamento mais midiático de Bruna Marquezine até então. Ela assumiu o namoro com o camisa 10 da Seleção Brasileira em 2013. Na época, o casal ganhou uma enorme 'torcida' pública e até um apelido entre os fãs: BruMar. 

Publicidade

Os dois permaneceram juntos entre idas e vindas, até 2018. Apesar de especulações sobre traições e desentendimentos, a atriz preferia não falar do assunto tão detalhadamente na mídia. 

No entanto, durante uma entrevista com a Blogueirinha em 2023, o assunto voltou à tona. Quando perguntada sobre seu maior “livramento”, ela caiu na risada. A gargalhada foi o suficiente para a internet relacionar a resposta com o jogador de futebol.

Neymar não foi o único famoso que Bruna Marquezine namorou. Em um dos intervalos no relacionamento com o jogador, a atriz assumiu um romance com o também ator Maurício Destri, seu par romântico na novela I Love Paraisópolis. O envolvimento terminou ainda em 2015, ao fim das gravações da trama. 

Em 2020, Bruna começou a namorar o empresário Enzo Celulari, filho de Claudia Raia e Edson Celulari. O término aconteceu no ano seguinte, em 2021, mas a atriz preferiu não falar o motivo publicamente. 

Publicidade

No início de 2023, a artista assumiu o romance com o ator João Guilherme, filho do cantor Leonardo. Mesmo discretos, os dois foram clicados juntos em eventos e tiveram que tornar o namoro público. 

Em maio do mesmo ano, Bruna protagonizou um momento desconfortável com um jornalista ao ser questionada sobre João Guilherme. “Eu sei que você tem que perguntar, mas você também sabe que eu não gosto de falar, né? Beijo. Obrigada”, disse Bruna que devolveu o microfone, se virou e foi embora.

Bruna Marquezine com João Guilherme na fazenda Talismã, que pertence ao pai do ator, o cantor sertanejo Leonardo
Foto: @joaoguilherme via Instagram / Estadão

O namoro chegou ao fim no começo de 2024, de forma tranquila. Os dois anunciaram o término com um comunicado e destacaram o carinho mútuo. Desde então, Bruna está solteira. 

Carreira nos EUA e no streaming

Estrela no Brasil, Bruna Marquezine passou a investir na carreira internacional há alguns anos. Em 2021, a brasileira quase realizou o sonho de viver a Supergirl em The Flash. Faltou pouco. Ao podcast Mamilos, do Globoplay, a artista contou que fez o teste todo em inglês de maneira improvisada, com a câmera do celular mesmo. 

Publicidade

Para dar conta do desafio, Bruna montou uma equipe para ajudá-la com atuação e sotaque. “Eu me preparei como se já tivesse conseguido o papel”, disse, na época.

O 'sim' esperado em Hollywood veio em 2023, quando a atriz foi escalada para interpreta uma das protagonistas do filme Besouro Azul, da DC. No longa-metragem, a brasileira interpretou Jenny Kord, par romântico do super-herói vivido por Xolo Maridueña. 

Bruna Marquezine passou pelo palco da D23 no domingo, 10 de novembro
Foto: Maurício Veloso/Divulgação/Disney / Estadão

Ao mesmo tempo, Bruna equilibrava a atuação em inglês com projetos em plataformas de streaming no Brasil. Em 2022, ela protagonizou Maldivas, uma série original da Netflix, ao lado de Manu Gavassi, Sheron Menezzes e Vanessa Gerbelli.

O sucesso mais recente foi como Bia em Amor da Minha Vida, série lançada pela Disney+. A recepção do público foi tão positiva que a produção foi renovada para a segunda temporada, ainda sem previsão de estreia.

Publicidade

'It girl' brasileira

A expressão It girl geralmente é usada para descrever "aquela garota". Aquela que dita tendências de moda, chama a atenção por seu comportamento e desperta o interesse do público em saber sobre seus gostos e personalidade. 

Com afinidade no mundo da moda, Bruna Marquezine se tornou uma It girl ao longo da carreira e despertou a atenção de grandes marcas de luxo internacionais como a grife italiana Miu Miu, da qual virou embaixadora. 

A artista também 'bate ponto' em grandes desfiles de moda, como New York Fashion Week, Semana da Moda de Milão e o Paris Fashion Week, além de ter estreado no "Oscar da Moda", o MET Gala, em 2024.

Bruna Marquezine no MET Gala
Foto: Instagram | brunamarquezine

Na ocasião, ela desfilou pelo tapete vermelho do Museu Metropolitano de Arte de Nova York vestindo um vestido longo branco assinado pelo estilista Tory Burch. 

Publicidade

Para festejar a chegada dos 30 anos, Bruna Marquezine organiza um eventão na Ilha Fiscal, no Rio de Janeiro, previsto para o próximo dia 15

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações