Bonner anuncia que Bolsonaro perdeu a eleição em vídeo fake no TikTok

Produção de jovem humorista já teve mais de 1,5 milhão de visualizações e milhares de curtidas e comentários

22 jun 2022 - 12h16
(atualizado em 23/6/2022 às 10h14)
É cilada, Bonner! Montagem aproveita popularidade do âncora do ‘JN’
É cilada, Bonner! Montagem aproveita popularidade do âncora do ‘JN’
Foto: Reproduções

Nos últimos dias, o perfil @mosconi.deepfake se popularizou no TikTok com um vídeo potencialmente polêmico. Usando edição de áudio, o dono da conta no app fez William Bonner dar uma notícia falsa no ‘JN’.

“Boa noite, 1º de janeiro de 2023. Bolsonaro não é mais oficialmente o presidente do Brasil. Até que enfim, né, pessoal?”, diz a voz idêntica à do âncora.

Publicidade

O truque usou uma imagem real de Bonner na bancada do ‘Jornal Nacional’. Ainda que haja falha de sincronização dos lábios do jornalista com a declaração forjada, o vídeo tem feito sucesso.

No momento em que este texto foi escrito, já tinha 1,6 milhão de visualizações, 115 mil curtidas e quase 3 mil comentários – muitos com torcida para que a fake news se torne realidade e tantos outros em defesa do presidente que tentará a reeleição.

Uma das metas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do jornalismo profissional é combater o uso da inteligência artificial na produção desse tipo de material que pode confundir e influenciar o eleitor.

Neste caso, obviamente, o intuito foi apenas fazer humor politizado. Contudo, esse mesmo recurso tecnológico tem sido amplamente aplicado para desinformar, difamar e ‘cancelar’ figuras públicas, desde celebridades a políticos.

Publicidade

Por ser visto por Bolsonaro e Lula como principal inimigo na mídia, Bonner provavelmente terá sua imagem utilizada com objetivos nada cômicos nem jornalísticos na guerra digital entre apoiadores radicais dos dois pré-candidatos à Presidência.

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações