Datena encontra Bolsonaro enquanto Lula o ‘seca’ à distância

O polêmico apresentador terá papel importante na eleição, sendo ou não candidato ao Senado por SP

21 jun 2022 - 10h28
Datena é um caso raro de comunicador que agrada tanto Bolsonaro quanto Lula
Datena é um caso raro de comunicador que agrada tanto Bolsonaro quanto Lula
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

Nesta terça-feira (21), José Luiz Datena será recebido por Jair Bolsonaro em Brasília. O apresentador do ‘Brasil Urgente’, da Band, foi lançado pelo presidente na disputa ao Senado na chapa do candidato bolsonarista ao governo de SP, o ex-ministro Tarcísio de Freitas.

A conversa tem o objetivo de confirmar a candidatura de Datena. Inicialmente animado, o jornalista ameaçou desistir do desafio após ser surpreendido com manifestações contra ele feitas por apoiadores do presidente. A citação de seu nome gerou vaias em eventos.

Publicidade

Os desafetos o enxergam como um bolsonarista de ocasião com alma petista. O âncora foi filiado ao PT por 23 anos (de 1992 a 2015) e sempre teve relação amistosa com Lula. Ainda que tenha pensamentos à direita, ele está longe de ser um conservador enérgico como aqueles que formam a tropa ideológica de Bolsonaro.

O presidente insiste em ter Datena ao seu lado na expectativa de que ele puxe votos para Tarcísio de Freitas e, assim, dê colaboração decisiva para derrotar o petista Fernando Haddad, à frente nas pesquisas de intenção de votos ao Palácio dos Bandeirantes.

No telejornal policial ‘Brasil Urgente’, o apresentador tem público fiel. Marca em média 5 pontos de audiência na Grande São Paulo. Este índice representa 1 milhão de telespectadores na região. Ele está associado a uma das bandeiras de Bolsonaro: a defesa dos policiais e o combate impiedoso de criminosos.

Neste momento, São Paulo sofre com o aumento da violência e a consequente sensação de insegurança na população. No horário eleitoral na TV, a partir de agosto, a campanha de Tarcísio vai focar nesse problema sensível ao eleitor paulista. Datena seria um excelente garoto propaganda do plano de governo nessa área.

Publicidade

Este ano, cada Estado vai eleger apenas 1 senador ou senadora. Na pesquisa Exame/Ideia divulgada em 9 de junho, Datena liderava a preferência do eleitorado com 19%. Márcio França (PSB) apareceu com 14%. Outros candidatos tiveram números bem mais baixos.

Enquanto Jair Bolsonaro afaga Datena, Lula torce para que o apresentador abandone a candidatura. Se isso acontecer, França estará confortável na liderança das pesquisas ao Senado e se sentiria mais estimulado a desistir definitivamente de disputar o governo de São Paulo, transferindo numerosos votos para Haddad.

Indisfarçavelmente vaidoso, Datena sabe de sua importância no cenário eleitoral e alimenta o mistério a respeito do que irá fazer. Ele precisa comunicar sua decisão até 2 de julho, prazo final para se afastar da televisão caso seja candidato.

Tem sido cada vez mais frequente um comunicador ganhar poder político a partir de sua popularidade diante das câmeras de TV. Anteriormente, João Doria (PSDB) aproveitou o sucesso no comando do reality show de negócios ‘O Aprendiz’, na RecordTV, e do prestígio de seu talk show com empresários ‘Show Business’, na Band, para se eleger prefeito de São Paulo e depois governador do Estado.

Publicidade

Outras figuras televisivas também usaram o trabalho na mídia como trampolim para a carreira política, como o apresentador Jorge Kajuru (senador por Goiás pelo Podemos), o ator Alexandre Frota (deputado federal por SP pelo PSDB), o influenciador Thammy Miranda (vereador na cidade de São Paulo pelo PL) e o humorista Tiririca (deputado federal por SP pelo PL).

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se