Monte seu e-commerce e divulgue sua marca no Terra

Ator de 'Pantanal' amputou as pernas e morreu triste longe da TV

Maurício do Valle atuou em grandes sucessos, mas não teve o reconhecimento merecido e partiu sem honras

29 jun 2022 - 11h03
Compartilhar
Maurício do Valle teve depressão por ficar impedido de atuar
Maurício do Valle teve depressão por ficar impedido de atuar
Foto: Reprodução/TV

Dos 20 atores da primeira versão de ‘Pantanal’ que morreram de 1990 para cá, a história de Maurício do Valle se destaca pelo grau de drama e injustiça.

Ele morreu aos 66 anos em outubro de 1994, após ter as pernas amputadas por complicações do diabetes. A impossibilidade de voltar a atuar o deixou deprimido.

Publicidade

De acordo com parentes e amigos, o ator “desistiu de viver”. Em ‘Pantanal’, fez uma participação afetiva interpretando o caseiro de uma das fazendas de Zé Leôncio (Claudio Marzo).

Maurício era querido pelo autor do folhetim, Benedito Ruy Barbosa. Havia atuado em outras obras dele, como ‘Meu Pedacinho de Chão’ (1971) e ‘Cabocla’ (1979).

Na TV, o ator foi escalado quase sempre para interpretar homens brutos e vilões. Uma exceção aconteceu na estreia diante das câmeras, quando viveu o romântico Armand Duval no teleteatro ‘A Dama das Camélias’, ao lado de Fernanda Montenegro, em 1956, na TV Tupi.

Em 40 anos de carreira no cinema, fez parte do elenco de clássicos como ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’, ‘Terra em Transe’, ‘Rio Babilônia’ e ‘Gabriela, Cravo e Canela’.

Publicidade

Nos bastidores das emissoras onde trabalhou, Maurício do Valle era conhecido por sua gentileza. Merecia ter sido mais homenageado em vida e também após a morte, para que seu legado artístico não fosse esquecido.

Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações