Com 75,88% dos votos, Dudu Camargo foi declarado campeão de A Fazenda 17 nesta quinta-feira, 18. Segunda colocada, a atriz Duda Wendling recebeu apenas 14,57% dos votos, apesar de algumas enquetes nas redes sociais a apontarem como favorita.
Antes de entrar no reality, Dudu Camargo apresentava o telejornal matinal Bom Dia Meio Norte na TV Meio Norte, emissora local sediada em Teresina (PI). Até o começo de A Fazenda, ele ainda enfrentava o cancelamento por ter sido acusado de assédio e ter se envolvido em polêmicas no SBT, mas conseguiu reverter esse quadro e se consagrou o grande campeão do programa na noite desta quinta-feira, 18.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Dudu Camargo começou a trabalhar na televisão ainda na adolescência e era tido como um dos pupilos de Silvio Santos, imitando até então alguns trejeitos do apresentador. Ele começou no SBT com participações pequenas em diferentes atrações e foi galgando espaço na emissora até chegar à posição de apresentar o telejornal Primeiro Impacto, mesmo sem ser formado em jornalismo.
As polêmicas envolvendo Dudu começaram em 2017, quando se envolveu em brigas com Maisa Silva por conta das brincadeiras de Silvio Santos de que os dois deveriam namorar. Em 2020, a decadência do apresentador começou após ele ser acusado de importunação sexual por Simony, que alegou que ele passou a mão no corpo dela sem permissão e tentou beijá-la à força.
Entretanto, a demissão do apresentador só veio três anos depois. Em junho de 2023, ele foi demitido após supostamente ter defecado em um camarim da emissora. Segundo notícias da época, ele não teria conseguido chegar a tempo ao banheiro e defecou no camarim. Dudu teria se limpado com uma toalha e a escondido. Após outros funcionários reclamarem de mau cheiro, uma camareira teria achado a toalha suja, e imagens das câmeras de segurança teriam registrado ele indo ao banheiro com as calças abaixadas. O SBT nunca confirmou ou negou essa versão.
Depois do incidente escatológico, Dudu Camargo passou anos sumido da mídia nacional, trabalhando apenas em emissoras locais e menores. Até receber o convite para entrar em A Fazenda 17.
Assim como aconteceu em outras edições, o reality show da Record serviu como reabilitação para um famoso cancelado. Quando o reality estreou, Dudu ainda era visto com maus olhos por parte do público, mas isso foi se transformando ao longo das semanas de confinamento.
Em uma edição de A Fazenda com participantes mais barraqueiros e explosivos do que o habitual --o que rendeu o recorde de expulsão de quatro peões-- o apresentador se mostrava uma figura sensata, sem cuspir, bater panelas ou jogar desodorante no rosto de alguém.
Dudu Camargo ainda manteve uma postura equilibrada durante o jogo, se colocando sempre como uma regra moral, comentando o que acontecia em Itapecerica da Serra e levando até uma bronca de Adriane Galisteu em certa ocasião por tentar agir como o apresentador do programa.
O equilíbrio no meio de tanto caos e confusão e um carisma somado a senso de humor conquistou um elemento chave de todo reality: o fanatismo do chamado público do sofá. Isso acontece com outros programas também, como o BBB, um participante cai no gosto do público por algum motivo e se torna imbatível.
Além disso, a trajetória dele em A Fazenda contou com o componente romance. O apresentador começou um namoro com Saory Cardoso, e os dois conseguiram chegar juntos à final. Dessa forma, Dudu Camargo viveu uma verdadeira redenção e pode até não ter abandonado inteiramente a má fama, mas pelo menos conquistou um carinho que lhe rendeu milhões na conta.