Barraco com preconceitos reflete melhor e pior da 'Fazenda'

Reality show da Record cumpre a função de entreter o telespectador sádico

19 set 2021 - 10h59

"Às vezes, se fala da brutalidade animal do ser humano, mas isso é incrivelmente injusto e insultante para as feras, porque um animal nunca poderia ser tão cruel como o ser humano, tão artisticamente cruel", escreveu o russo Dostoiévski, autor de clássicos a respeito da infindável maldade do homem, como 'Crime e Castigo' e 'Os Demônios'.

Solange e Rico protagonizaram o primeiro barraco de 'A Fazenda': certamente muitos ainda acontecerão
Solange e Rico protagonizaram o primeiro barraco de 'A Fazenda': certamente muitos ainda acontecerão
Foto: Fotomontagem: Blog Sala de TV

Em meio aos animais de 'A Fazenda', alguns humanos confinados no reality show revelam o seu lado mais agressivo. A recente discussão entre Solange Gomes e Rico Melquiades impressiona, assusta, constrange e suscita reflexão. "Você é feio pra c...", gritou a modelo veterana. "Velha coroca", devolveu o influenciador. "De que adianta ser novo e feio?", rebateu a ex-musa da banheira do Gugu.

Publicidade

As palavras usadas habilmente com o intuito de ofender ecoaram nas redes sociais e geraram inúmeras manchetes na imprensa online. É o que a emissora espera: confusão barulhenta a produzir repercussão que atraia mais público e agrade aos patrocinadores. Reality de sucesso é aquele onde há 'tiro, porrada e bomba'.

O formato tem como base alimentar o sadismo do telespectador. Quem assiste quer ver o pior de cada competidor: agressividade, arrogância, medo, tristeza, ciúme, frustração, maledicência, deslealdade, maquiavelismo. Um homem ou mulher sob pressão em confinamento, obcecado em vencer um desafio, é capaz de exprimir todo esse 'pacote'. Freud, Jung, Lacan, Adler, enfim, todos os mestres da psiquiatria e psicanálise explicam.

No 'quiproquó' entre Solange e Rico duas distorções sociais se impuseram. De um lado, a ditadura da beleza. A peoa que foi símbolo sexual e teve todos os homens que quis jogou baixo ao depreciar o rival, que não é 'padrão', como se diz atualmente. Poucas questões desestabilizam mais uma pessoa do que a insegurança provocada pela sensação de ser esteticamente inferior à maioria. Vaidoso, Rico sentiu o golpe. Quem o viu no 'De Férias com o Ex', na MTV, sabe o quanto é impulsivo e explosivo.

Do outro lado da balbúrdia surgiu o ageismo, ou seja, a discriminação a pessoas de mais idade. O peão de 29 anos cutucou o ego da adversária, de 47 anos e sem a forma física de seu auge na mídia, ao associá-la a uma decrépita. Em um País que venera as 'novinhas' e estimula a obsessão por tratamentos e cirurgias para retardar o envelhecimento, ser xingada de "velha coroca" em rede social estremece a autoestima. Solange ficou chateada.

Publicidade

Em tempos de necessária discussão a respeito de saúde mental, conclui-se que participar de um programa com tamanha carga negativa não faz bem. Talvez afete até o bem-estar psíquico de parte do público.

Os primeiros dias com várias confusões de 'A Fazenda 13' mostram que o reality da Record cumpre a função de ser um zoológico humano. A plateia de casa certamente está a se divertir. Já os peões e peoas, assim como os bichos em jaulas, não se mostram tão confortáveis.

Dores emocionais à parte, o show de excessos e extravagâncias não pode parar. Há muito tem jogo aos envolvidos: fama, status, dinheiro, audiência, lucro. Como escreveu Dostoiévski, "tudo tem uma linha e cruzá-la é perigoso; uma vez cruzada, é impossível voltar atrás".

Em tempo: Solange e Rico fizeram as pazes. Rolou até um abraço fraternal. Comportamento clássico de realities shows. Sádicos, não se preocupem, essas tréguas duram bem pouco.

Publicidade
Blog Sala de TV - Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog é de responsabilidade do blogueiro que o assina. A responsabilidade por todos os conteúdos aqui publicados, bem como pela obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias, é exclusiva do blogueiro. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações