Livro de ficção do renomado neurocientista Miguel Nicolelis, Nada Mais Será Como Antes ganhará uma adaptação cinematográfica dirigida por Iara Cardoso (A Era dos Humanos). O longa será a primeira produção cinematográfica brasileira de "hard science fiction", subgênero da ficção científica fundamentado em sólido embasamento científico, e estreia em 2027.
Na trama, um matemático e uma neurocientista, tio e sobrinha, precisam se unir para impedir uma ameaça cataclísmica intensificada pela crise ambiental global e uma conspiração que visa o controle da mente dos seres humanos. Misturando ficção com ameaças reais, o longa apresentará um futuro possível da humanidade.
A história é baseada no conceito de brainets, redes de cérebros humanos interconectados, que trabalham em sincronia. Proposta por Nicolelis, a ideia abre a possibilidade de uma nova forma de colaboração e tomada de decisão coletiva, mas também levanta questionamentos éticos e sociais sobre o futuro da população.
Nicolelis e Cardoso trabalharam juntos no documentário A Era dos Humanos, em que a cineasta entrevistou o neurocientista em seu retrato sobre os biomas brasileiros e a relação da humanidade com a natureza.
"Desde criança eu sou um ávido leitor da ficção científica de Júlio Verne, Isaac Asimov, Arthur Clarke e Kurt Vonnegut. Também sempre adorei cinema. Assim, realizar um filme, baseado no meu primeiro livro de ficção científica, com uma diretora de cinema brasileira tão talentosa como a Iara é a realização de um sonho de toda uma vida. Vai ser divertido demais!", afirmou Nicolelis, que trabalhará como consultor científico do longa, em comunicado enviado à imprensa.
"A parceria com Nicolelis nasce do encontro entre ciência, imaginação e urgência. Queremos criar uma obra que provoque, emocione e inspire. Será uma ficção ancorada em questões reais e profundas do nosso tempo", conclui Cardoso.
O elenco da adaptação de Nada Mais Será Como Antes ainda não foi anunciado.
O livro de Nicolelis foi publicado em 2024, pela Planeta Minotauro.