Radiohead fará '20 shows por ano' a partir de 2027, diz Ed O'Brien

Guitarrista reflete sobre retorno da banda aos palcos após hiato de sete anos: 'Muito emocionante'

17 mar 2026 - 15h30
(atualizado às 15h36)

Após  um hiato de sete anos, o Radiohead retornou aos palcos em 2025 com uma turnê de 20 datas pela Europa. Foram quatro shows em Londres, Bolonha, Madri, Berlim e Copenhague, mas os fãs pediam mais.

Edward John O'Brien, guitarrista do Radiohead
Edward John O'Brien, guitarrista do Radiohead
Foto: Jim Dyson/Getty Images / Rolling Stone Brasil

"Aquela turnê foi muito, muito emocionante, muito profunda. Todos nós sentimos isso. Nos olhávamos naquele palco e pensávamos: 'Isso é incrível'. Sinto que sou a pessoa mais sortuda do planeta, e não estou dizendo isso da boca para fora", relembrou o guitarrista, Ed O'Brien.

Publicidade

Agora, O'Brien confirmou que o Radiohead pretende replicar esse estilo de turnê em diferentes continentes ao redor do mundo a partir de 2027.

"O que vamos fazer é, a cada ano, realizar um continente diferente e fazer 20 shows por ano. Nem mais, nem menos", disse à Rolling Stone.

Essa rota de apresentações deverá percorrer a América do Norte, América do Sul e Ásia/Oceania. Até então, nenhuma data ou local foi divulgado.

Quando questionado por que a banda quer fazer apenas 20 shows por ano, em vez de se comprometer com uma turnê mundial completa, ele respondeu: "Queremos dar absolutamente tudo de nós em cada noite."

Publicidade

"Não queremos que pareça que estamos apenas cumprindo tabela ou que estamos funcionando sem energia. Precisamos ser capazes de fazer isso. E sabe de uma coisa? Não somos mais jovens."

Por que o hiato?

O'Brien admitiu que tinha "cansado" do Radiohead após a conclusão da turnê mundial anterior, em 2018.

"Chegou a um ponto em que eu simplesmente não estava mais gostando. Eu não me identificava mais com aquilo e queria fazer algo meu… Acho que tínhamos chegado ao fim da linha. Tínhamos ficado sem inspiração."

Faz dez anos que o Radiohead lançou seu último álbum, A Moon Shaped Pool (2016). Agora, O'Brien está se preparando para estrear seu novo álbum solo, Blue Morpho, que chega às plataformas digitais em 22 de maio.

Rolling Stone Brasil
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações