Parceiro de Jorge Ben Jor, Trio Mocotó faz show em São Paulo

Criador do samba rock, o trio é atração do Festival Sesc Culturas Negras, que termina neste final de semana

24 mai 2024 - 13h38
Trio Mocotó
Trio Mocotó
Foto: José dee Holanda

Banda de apoio para nomes como Clementina de Jesus, Nelson Cavaquinho, Cartola, Paulo Vanzolini, Manezinho da Flauta, e históricas "canjas" com artistas brasileiros e estrangeiros como Tommy Flanagan, Duke Ellington, Oscar Peterson, Earl Hines, Jon Carter, Michel Legrand e Dizzy Gillespie. Esse é o CV do Trio Mocotó, mestres do samba rock, que ao lado de Jorge Ben definiram o som da música black brasileira na década de 1970.

Após mais de dez anos fora dos palcos, o trio faz uma volta bombástica este ano em diversos palcos de Sao Paulo. Hoje e amanhã, 24 e 25 de maio, às 20 horas, no Sesc 24 de Maio, são atrações do Festival Sesc Culturas Negras. Desde 2003, o grupo é formado por João Parahyba Nereu Gargalo e Skowa Santos.

Publicidade

ASSISTA  À ENTREVISTA TRIO MOCOTÓ NO SHOWLIVRE

ASSISTA TRECHO DE SHOW DO TRIO MOCOTÓ NO RADAR SHOWLIVRE

Criadores de uma fusão única de samba, rock, funk e soul, eles conquistaram um lugar especial no coração dos amantes do groove no Brasil e no mundo. Com sua alegria e carisma contagiantes, os fãs podem esperar um show eletrizante repleto de sucessos dos seus cinco discos e mais de 50 anos de carreira. 

O Trio Mocotó foi formado em 1968 na Boate Jogral, onde Fritz Escovão, João Parahyba e Nereu Gargalo trabalhavam. Na época, a boate paulistana era o grande ponto de encontro da música brasileira e os três contratados da casa trabalhavam como banda de apoio para grande nomes.

Publicidade

Um desses encontros começou a se tornar frequente: Jorge Ben no violão, Fritz na cuíca, Nereu no pandeiro e João Parahyba com sua mistura de timba e bateria. A batida que nasceu desse encontro, se transformou em marca registrada e levou Jorge Ben e o trio definitivamente ao estrelato. E foi essa batida que deu origem ao samba-rock. O trio acompanhou Jorge em praticamente todas as faixas do álbum Jorge Ben (1969) incluindo Que Pena, Domingas, Take it Easy my Brother Charles e País Tropical.

O clássico disco Toquinho e Vinicius 1971 – No primeiro disco da dupla também é Mocotó do começo ao fim, com destaque para Testamento, O Velho e a Flor e O Canto de Oxum. Além desse disco o trio acompanhou a dupla em Regra Três e A Tonga da Mironga do Kabuletê e em diversas apresentações do show Encontro com Marilia Medalha. 

O grupo, em trabalho solo, gravou álbuns que se tornaram clássicos da música brasileira e disputados por colecionadores, como Muita Zorra (1971), Trio Mocotó (1973) , Trio Mocotó (1977) .  

Após um hiato de mais de vinte anos, retornaram aos palcos no início dos anos 2000, gravando o disco Samba-Rock (2001) e Beleza, Beleza, Beleza! (2003), já com Skowa substituindo Fritz e excursionaram pela Europa intensivamente entre 2002 e 2006. 

Publicidade

SERVIÇO:

Trio Mocotó no Festival Sesc Culturas Negras no Sesc 24 de Maio

Sexta e sábado, dias 24 e 25 de maio, às 20 horas 

Duração: 90 minutos

Sesc 24 de Maio - R. 24 de Maio, 109 - República, São Paulo

Atendimento ao público: (11) 3350-6300

Ingressos: de R$ 15 a R$ 50

Vendas online: https://www.sescsp.org.br/programacao/trio-mocoto-3/

Publicidade
Fonte: Redação Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se