O brasileiro é o povo mais apaixonado do mundo por banho. Não é demagogia, os números confirmam: uma pesquisa da World Population Review, divulgada em 2024, colocou o Brasil em primeiro lugar no ranking da população que mais se banha.
A pesquisa aponta que este cenário é impulsionado pelo clima quente do tempo, especialmente, com as temperaturas recordes deste ano. O brasileiro toma, em média, 14 banhos por semana, ou seja, dois por dia, não só para refrescar, mas, também, para manter a higiene diante do calorão.
Mesmo que o dia seja mais convidativo para um bom banho, há aqueles que preferem como um hábito noturno. A explicação é simples: a noite é o momento ideal para promover o relaxamento e gerar uma sensação de bem-estar.
Com todas as demandas concluídas, sentir a água escorrer pelo corpo traz aquela sensação de encerramento do dia e ajuda a desconectar das tarefas.
PESSOAS QUE PREFEREM BANHO À NOITE SÃO MAIS CRIATIVAS E PONDERADAS
Pensadores da Psicologia focadas em mindfulness, a prática de focar a atenção no momento presente, como Jon Kabat-Zinn e James Clear, destacam que pessoas adeptas às pequenas rotinas diárias têm uma atitude mais ponderada em relação à vida cotidiana e uma maior consciência dos próprios pensamentos.
Em sua obra, Kabat-Zinn aponta que a prática de atenção plena favorece a observação consciente dos próprios pensamentos e emoções, contribuindo para uma reflexão mais ponderada sobre as experiências diárias.
A escolha pelo banho noturno, longe do contexto ...
Matérias relacionadas