O apresentador Ratinho causou polêmica na noite desta segunda-feira, 10/11, ao falar sobre o tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, cidade do Paraná. Durante seu programa no SBT, o pai do governador do Estado, Ratinho Júnior, falou que o fenômeno não tem ligação com o aquecimento global e que "não adianta" preservar apenas a Amazônia.
"Não sei se vocês viram lá no Paraná, teve uma cidade que foram destruídas as casas… Rio Bonito do Iguaçu. A cidade foi destruída. Esses fenômenos da natureza ninguém sabe de onde vem, que hora vem, pra onde vai", iniciou o contratado do SBT.
E completou: "Quando vejo o pessoal falando do planeta (…). O Amazonas tem só 1% de todo o globo terrestre… Então, não vai adiantar nada você preservar 1%, tem que preservar tudo. Quando vem essas coisas, as pessoas falam: 'O mundo tá mudando'. Não, essas coisas sempre teve [sic]. É que antigamente não era divulgado, não tinha internet. Agora, aconteceu qualquer coisa, todo mundo divulga. Foi uma tragédia que aconteceu", declarou Ratinho.
Vale lembrar que o comentário de Ratinho acontece na semana da COP30 (Conferência das Partes da Convenção‑Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima), em Belém (PA). O evento reúne líderes mundiais, cientistas e representantes da sociedade civil para discutir e negociar ações contra a crise climática. Na ocasião, também é discutido sobre a preservação das florestas, incluindo Amazônia.
Reação da internet
A declaração de Ratinho não passou despercebida e dividiu opiniões. "Falou o especialista em clima", ironizou um internauta. "Imagine o quanto ele já não desmatou pra ter as propriedades que possuí", afirmou outra pessoa. "Não é possível que eu estou escutando isso não", lamentou a terceira.