Quem é o ex-BBB bolsonarista expulso de evento com ministros do STF em Lisboa

Inventor do termo ‘Paredão’ fugiu para a Europa para não ser punido pelo 8 de janeiro

4 jun 2026 - 13h39
(atualizado às 13h39)

Adriano Castro, lembrado como vilão do ‘Big Brother Brasil 1’ e conhecido no YouTube como Didi Red Pill, postou vídeo dizendo ter sido expulso pela Polícia Federal do ‘Gilmarpalooza’ em Portugal.

O evento, oficialmente chamado Fórum de Lisboa, é promovido pelo ministro do STF Gilmar Mendes.

Publicidade

A edição realizada entre 1 e 3 de junho teve a presença do também juiz da Suprema Corte Alexandre de Moraes, do ex-STF Luís Roberto Barroso e do procurador-geral da República Paulo Gonet.

Circulam nas redes vídeos dos dois últimos sendo abordados por Adriano e desviando de suas perguntas.

“O que que o senhor acha do Brasil hoje ter asilados e exilados políticos?”, perguntou o ativista bolsonarista a Barroso.

“Eu não sei nem do que você está falando”, desconversou o ex-presidente do STF.

Publicidade

Adriano mostrou o que seria um passaporte de “asilado político”.

“Você vive numa realidade paralela”, disse o ex-magistrado. E seguiu sem dar sequência à conversa.

Em outra gravação, Gonet ignora a abordagem de Adriano.

Há ainda um vídeo em que o ex-BBB agora dedicado à militância digital é abordado por agentes de segurança quando entrevista o advogado e ex-senador Demóstenes Torres. Ele diz ter credencial de imprensa, mas é retirado do auditório.

Numa postagem, Adriano parece se aproximar de Alexandre de Moraes, mas não o aborda. Alega que não “deixam chegar perto” do ministro.

Adriano Castro, ex-BBB1, no vídeo em que é retirado de auditório do 'Gilmarpalooza'
Adriano Castro, ex-BBB1, no vídeo em que é retirado de auditório do 'Gilmarpalooza'
Foto: Reprodução

O ex-BBB diz viver na Polônia com status de “asilo político”. 

Segundo a Agência Pública, há um mandado de prisão contra ele emitido em 6 de julho de 2023 pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, referente ao inquérito do 8 de janeiro.

Publicidade

Em um vídeo, Adriano Castro disse ter deixado o país pouco depois dos atos de vandalismo em Brasília.

“Saí pelo Paraguai, mais ou menos uma semana depois do 8 de janeiro. Peguei um voo para a Colômbia. Depois fui para Costa Rica, Panamá, Alemanha e Polônia.”

Na época do ‘BBB1’, Adriano Castro, de Salvador, se apresentava como artista plástico. Foi o primeiro a usar o termo “Paredão” para definir a berlinda semanal de eliminação.

Ele saiu na sexta semana com 74% dos votos.

Em 2008, usou o nome ‘Didi Brother’ na candidatura a vereador da capital baiana. Não se elegeu.

Blog Sala de TV -  Todo o conteúdo (textos, ilustrações, áudios, fotos, gráficos, arquivos etc.) deste blog e a obtenção de todas as autorizações e licenças necessárias são de total responsabilidade do colunista que o assina. As opiniões do colunista não representam a visão do Terra. Qualquer dúvida ou reclamação, favor contatá-lo diretamente no e-mail beniciojeff@gmail.com.
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se