Professor do curso "Como Educar Filhos Financeiramente Inteligentes", da Smarter, e membro do Conselho de Consultores Financeiros Digitais da CNBC, o psicólogo e professor Brad T. Klontz recentemente publicou um artigo onde sugere que os pais evitem frases definitivas, como "não temos dinheiro" ou "não podemos comprar", durante conversas com os herdeiros.
Crianças são imprevisíveis e, influenciados pela onda do momento ou pelos amiguinhos, podem pedir coisas que ultrapassam o orçamento da família. No entanto, negar o pedido de forma tão abrupta pode gerar consequências futuras para os jovens, como endividamento.
O psicólogo destaca que os pais também podem sentir "sentimentos de vergonha por não poder dar a eles o que os outros têm", o que gera irritação. Em seu artigo, ele explica por que essas frases mais ríspidas devem ser eliminadas e sugere uma série de opções para substituir e fazer a criança entender o motivo daquele não.
NÃO SUBESTIME A INTELIGÊNCIA DAS CRIANÇAS QUANDO O ASSUNTO É DINHEIRO!
As crianças são capazes de perceber quando não é verdade que os adultos não podem comprar alguma coisa. Afinal, em casos de emergência, sempre se dá "um jeitinho" para solucionar tal problema, seja encontrando um trabalho extra ou vendendo pertences. "Provavelmente dá para encontrar um jeito de conseguir, então dizer 'Não podemos comprar' geralmente não é suficiente", alerta o psicólogo.
Klontz explica que, assim como acontece com o doce, a privação de algo pode gerar compulsão no fut...
Matérias relacionadas