A saída de William Bonner do Jornal Nacional, anunciada nesta segunda-feira, 1°, vai provocar uma dança das cadeiras em toda a grade de apresentadores da TV Globo. O jornalista, que deve permanecer na bancada até novembro, vai passar a apresentar o Globo Repórter junto a Sandra Annenberg.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
O âncora chegou à Globo em 1986 e atuou como apresentador do SPTV, Jornal Hoje, Fantástico e do Jornal da Globo. Em 1996, assumiu a bancada do Jornal Nacional e, três anos depois, em 1999, se tornou editor-chefe.
No lugar de Bonner, que passou 29 anos à frente do maior telejornal do País, assumirá César Tralli ao lado de Renata Vasconcellos, que já apresenta o programa há 10 anos. Atualmente, Tralli é o apresentador do Jornal Hoje e mantém aparições em programas da Globo News. Ele também será editor-executivo do JN. Bonner é o atual editor-chefe do jornal, e também deixará a função para dar lugar à Cristiana Sousa Cruz, atual editora-chefe adjunta.
A TV Globo confirmou que o jornalista que substituirá Tralli no JH será Roberto Kovalick. Ele deve deixar o posto que ocupa há seis anos no Hora 1. Ele está na emissora desde 1990, e já foi correspondente internacional por dez anos e repórter especial .
Kovalick será substituído por Tiago Scheuer, que atualmente participa do Bom Dia São Paulo como repórter. O jornalista está na emissora desde 2011, e já passou pela afiliada da Globo em SC, a NSC TV, além da GloboNews antes de migrar para a TV Globo São Paulo.
É a maior mudança nos telejornais da emissora desde 1996, quando o próprio Bonner e a jornalista Lilian Witte Fibe substituíram os apresentadores Cid Moreira e Sérgio Chapelin no Jornal Nacional.