Morre aos 68 anos Scott Adams, criador da tira 'Dilbert'

Adams criou uma sátira diária da vida corporativa que se tornou um fenômeno, mas foi retirada de jornais após ele fazer comentários racistas

13 jan 2026 - 14h00
(atualizado às 14h49)
Resumo
Morreu aos 68 anos o cartunista Scott Adams, criador da tirinha Dilbert, após enfrentar câncer de próstata com metástase; sua ex-esposa anunciou a morte e revelou seus últimos dias em cuidados paliativos.
Ex-esposa anuncia em live morte de Scott Adams, criador de ‘Dilbert’: ‘Tentando ser forte’
Video Player

Scott Adams, cartunista norte-americano criador da lendária tirinha Dilbert, morreu aos 68 anos, nesta terça-feira, 13, após lutar contra um câncer de próstata. O anúncio da morte foi feito pela ex-esposa dele, Shelly Adams, em uma live no canal dele no YouTube. 

Ele hava sido diagnosticado com o câncer de próstata, que se espalhou para os ossos, no ano passado. Devido à doença, o cartunista ficou paraplégico. Ele morreu em sua casa em Pleasanton, na Califórnia, na região da baía de São Francisco.

Publicidade
Scott Adams, cartunista norte-americano criador da lendária tirinha Dilbert
Scott Adams, cartunista norte-americano criador da lendária tirinha Dilbert
Foto: Lea Suzuki/The San Francisco Chronicle via Getty Images

Shelly já havia relatado ao site TMZ que o cartunista estava recebendo cuidados paliativos em casa há uma semana. Ela, a irmã e a enteada de Adams vinham cuidando dele 24 horas por dia.

A ex-esposa ainda afirmou que o ex-marido estava começando a ficar confuso e, recentemente, precisou se esforçar muito para gravar o seu último episódio do podcast Real Coffee with Scott Adams. No podcast, ele inclusive disse que estava ficando "cada vez mais fraco".

O cartunista ficou famoso na década de 1990 e teve a tirinha Dilbert, que brinca sobre a cultura de escritório, publicada em dois mil jornais em 65 países.

Em 2023, no entanto, vários jornais deixaram de publicar seu trabalho após ele descrever as pessoas que são negras como membros de "um grupo de ódio racista" durante um programa online.

Publicidade
Fonte: Portal Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se