Marcelo Nascimento Rocha, conhecido como Marcelo VIP, faleceu aos 49 anos em Curitiba; famoso por seus crimes de estelionato, inspirou o filme "VIPs" e nos últimos anos atuava como escritor e palestrante.
Marcelo Nascimento Rocha morreu aos 49 anos em Curitiba na última terça-feira, 9. Mais conhecido como Marcelo VIP, ele era apontado como um dos maiores golpistas do Brasil.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A notícia do óbito foi compartilhada no Instagram pelo amigo e advogado dele, Nilton Ribeiro. “Um cliente que se tornou um grande amigo! Hoje [terça-feira] nós nos despedimos do grande Marcelo VIP”, escreveu em legenda de story. “Descanse, meu querido amigo”, desejou em outra postagem.
A fama de golpista de Marcelo Vip começou em 2001, durante o Recifolia, em Recife (PE), no qual ele se apresentou como filho de um dos fundadores da companhia Gol Linhas Aéreas — inclusive, concedendo entrevista ao apresentador Amaury Jr.
No decorrer da trajetória subversiva, Marcelo fez amizades com grandes nomes da mídia e também fingiu ser músico e atleta. Tantas mentiras o levaram a ser condenado a 34 anos de prisão por estelionato, falsidade ideológica, roubo de avião, entre outros crimes.
As tramoias do golpista acabaram inspirando o longa VIPs (2010), estrelado pelo ator Wagner Moura. Na época das gravações, Marcelo cumpria pena na Penitenciária Central do Estado de Mato Grosso, em Cuiabá. Em 2014, passou a cumprir pena em casa. No entanto, quatro anos depois, voltou a ser preso, sob acusação de forjar documentos para progressão de regime.
Nos últimos anos, Marcelo VIP se dedicava às carreiras de escritor e palestrante.