Janja exibe registro de Lula curtindo férias de sunga no Rio de Janeiro; veja vídeo

Em vídeo gravado na Restinga da Marambaia, o presidente utiliza o encontro das águas para propor uma reflexão sobre o fim da polarização entre direita e esquerda no Brasil

12 jan 2026 - 10h51

Janja compartilhou um vídeo em que aparece ao lado do marido, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), neste sábado (12.01), ao longo das férias do casal na Restinga da Marambaia, no Rio de Janeiro. Ele passou o Réveillon na base das Forças Armadas localizada na região.

Janja exibe registro de Lula curtindo férias de sunga no Rio de Janeiro
Janja exibe registro de Lula curtindo férias de sunga no Rio de Janeiro
Foto: Reprodução/Instagram / Contigo

Nas imagens compartilhadas por Janja em suas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva aparece em trajes de banho, utilizando um boné oficial com o brasão da República. Durante o registro, Lula utiliza o cenário geográfico, o encontro das águas do Oceano Atlântico com a Baía de Sepetiba, como uma metáfora para o cenário político nacional. Para o mandatário, o fenômeno natural ilustra a possibilidade de coexistência harmoniosa entre correntes ideológicas opostas, como a direita e a esquerda.

Publicidade

"O que é extraordinário aqui é que vocês vão perceber que tem onda que vem de lá pra cá, e tem onda que vem dali para cá. Essa é uma demonstração extraordinária, até para acabar com o preconceito entre a esquerda e a direita. Aqui, a onda que vem da direita se junta com a que vem da esquerda e constrói o mar", afirma Lula.

A primeira-dama disse que o período de descanso serviu para renovar as energias do casal antes do começo de mais um ano de trabalho. "Relembrando os dias em que recarregamos as energias na Restinga da Marambaia, esse lugar tão especial do nosso Rio de Janeiro. Entramos em 2026 com toda a força, e temos muito trabalho pela frente. Com disposição, diálogo e Brasil no coração, seguiremos juntos, cuidando do nosso país", declarou. Lula chegou à Restinga da Marambaia no último dia 26 de dezembro e permaneceu no local até depois da chegada de 2026.

Janja se pronuncia sobre polêmica envolvendo Zezé Di Camargo e o SBT

A primeira-dama Rosângela Janja Lula da Silva se manifestou, nesta segunda-feira (15), sobre a polêmica envolvendo o cantor sertanejo Zezé Di Camargo e o SBT. O artista anunciou o rompimento de sua relação com a emissora após o canal abrir espaço para autoridades no evento de lançamento do SBT News, entre elas o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Janja esteve presente no evento ao lado do marido e decidiu se pronunciar publicamente após declarações do cantor.

A reação da primeira-dama ocorreu por meio de postagens nos stories de seu perfil no Instagram. Janja classificou como misógina a fala de Zezé, que acusou as filhas de Silvio Santos, atuais dirigentes do SBT, de "prostituir" a emissora ao convidar autoridades para o evento. "Falar que as filhas de Silvio Santos estão se 'prostituindo' ao convidar e dar voz ao presidente e às demais autoridades no evento do SBT News reflete todo o machismo e a misoginia presentes no pensamento e nas ações do homens que seguem desrespeitando a presença de mulheres em espaços de poder, alimentando discursos de ódio contra nós", escreveu Janja.

Publicidade

Durante o evento, Lula também fez referência a Silvio Santos, fundador do SBT, que morreu em 2024 e completaria 95 anos na data. "Eu acompanhei o Silvio Santos durante boa parte da minha vida, porque não havia brasileiro que não passasse o domingo assistindo aos programas do Silvio Santos", afirmou o presidente. Além de Lula e Janja, participaram do lançamento o vice-presidente Geraldo Alckmin, ministros de Estado, integrantes do STF e outras autoridades, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas.

O que motivou a crítica de Zezé Di Camargo?

A polêmica teve início após Zezé Di Camargo divulgar um vídeo criticando a atual gestão do SBT e a presença de Lula e Alexandre de Moraes em eventos promovidos pela emissora. O cantor direcionou suas falas às filhas de Silvio Santos, que assumiram o comando do canal após a morte do pai. Em sua declaração, ele disse: "Eu vi o que aconteceu no SBT nos últimos dias, na inauguração do SBT News. E juro por Deus que isso não faz parte do meu pensamento. Não tenho nada contra ninguém, eu peço que o Brasil se saia da melhor forma possível. Torço pelo povo brasileiro, porque eu vivo e dependo do povo brasileiro. Mas, diante da situação que eu vi, das pessoas mudando totalmente a maneira de pensar, principalmente das filhas do Silvio Santos, pensando totalmente diferente do que o pai pensava…".

As declarações repercutiram negativamente e motivaram a resposta pública da primeira-dama, que saiu em defesa da participação feminina e da pluralidade de vozes nos espaços de poder e comunicação.

Contigo
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se