Segundo a necrópsia, o ator Gene Hackman morreu aos 95 anos em consequência de problemas cardíacos e do Mal de Alzheimer em estágio avançado. O marcapasso dele parou de funcionar em 17 de fevereiro, 9 dias antes de seu corpo ser encontrado na mansão de Santa Fé, no estado do Novo México.
A mulher dele, a pianista Betsy Arakawa, de 63, morreu cerca de uma semana antes de síndrome pulmonar por hantavírus. “É bem possível que ele não soubesse que ela estava morta”, informou a investigadora-chefe Heather Jarrell.
Emissoras norte-americanas sugerem que, sozinho e mentalmente debilitado, o astro de Hollywood ficou sem tomar a medicação imprescindível para sua sobrevivência.
O casal morava em um terreno isolado, sem contato frequente com vizinhos. Foram funcionários de uma obra que localizaram os corpos e acionaram a polícia.
As filhas de Hackman, Leslie Anne e Elizabeth, disseram à imprensa que estavam havia vários meses sem falar com o pai e a madrasta. Apesar da situação estranha, afirmaram que tinham ótima relação com ambos.
Elas deram declarações conflitantes sobre o estado de saúde do ator. “Apesar de sua idade, ele estava em muito boas condições físicas”, afirmou Leslie Anne ao jornal Daily Mail. “Ele gostava de fazer Pilates e ioga, e continuava a fazer isso várias vezes por semana. Então ele estava bem de saúde.”
Não é o que mostram as últimas fotos de Gene, tiradas por um paparazzo em 2024, quando ele aparece muito magro na saída de um restaurante. Diverge também do relatório da perícia.
A pessoa com Alzheimer em fase moderada ou grave fica debilitada e dependente, incapaz de fazer atividades simples. (Este colunista assegura a informação por experiência própria, vivida com seu pai, que morreu da doença.)
Leslie admitiu ao tabloide não ter se surpreendido com a notícia da morte de Hackman. “Não foi terrivelmente chocante porque ele tinha 95 anos.” Essa postura explica, talvez, os sorrisos dela e da irmã, 1 dia após a descoberta dos corpos, na saída do restaurante Denny’s, em Burbank, na Califórnia. Não pareciam abaladas com a perda na família. Mas sabe-se que cada um reage à sua maneira ao luto.
Descartadas as hipóteses de mortes suspeitas e crime, o passo seguinte será a divisão da fortuna deixada pelo artista vencedor de 2 Oscars. Não foi confirmada a existência de testamento. Teoricamente, seus herdeiros são os 3 filhos. Além de Leslie Anne e Elizabeth, Gene e a primeira mulher, Faye Maltese, tiveram Christopher Allen.
Entre imóveis, carros, obras de arte e investimentos, o ator deixou patrimônio de 80 milhões de dólares, o equivalente a R$ 465 milhões. Os beneficiários receberão ainda os direitos de imagem dos filmes e os direitos autorais dos livros escritos por Hackman. Renda relevante garantida pelas próximas décadas.