Cristian Cravinhos, um dos assassinos dos pais de Suzane von Richthofen, foi condenado a pagar R$ 50 mil a plataformas de streaming. Porém, o criminoso não irá arcar com o valor, pois recebeu o benefício da justiça gratuita. Saiba o que aconteceu:
Segundo o Metrópoles, o irmão de Daniel Cravinhos acionou a Justiça em 2020 contra as produtoras Medialand Produções, Netflix e Amazon alegando uso indevido de sua imagem e danos morais. Ele abriu o processo após o uso de 12 fotos suas no episódio sobre o crime na série 'Investigação Criminal', produzida pela Medialand e hoje no catálogo das plataformas.
Ele pediu indenização e exigiu que o conteúdo fosse tirado do ar até o fim do processo, porém, a defesa das empresas alegaram que as imagens são públicas e que foram adquiridas através de materiais jornalísticos e também cedidas pela Policia Civil de São Paulo. Ou seja, as três não precisavam de nenhuma autorização dos criminosos para produzir a série.
Cristian perde o processo
O juiz Luiz Gustavo Esteves, do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu vitória às empresas após constatar que não houve violação de direito de imagem. O criminoso que cumpre pena em regime aberto foi condenado a pagar R$ 50 mil para cobrir as custas do processo, os honorários das empresas e as despesas da Justiça. Porém, conseguiu se safar da dívida pois recebeu o benefício de Justiça gratuita, oferecido a pessoas que não possuem condições financeiras de arcar com custas judiciais.
Vale lembrar que este processo não está ligado com a atual série da Prime Video, Tremembé, que mostra o convívio dos maiores criminosos do país no "presídio dos famosos".
Cristian Cravinhos tem calcinha exposta após negar romance no Tremembé
A estreia da série Tremembé, na Amazon Prime Video, criou um verdadeiro interesse do público e — principalmente — dos criminosos retratados na obra. Durante o final de semana, Cristian Cravinhos acusou o roteirista e autor Ulisses Campbell de inventar que ele se relacionou com um homem no 'presídio dos famosos'.
Na série, o irmão de Daniel tem um envolvimento com Duda, um rapaz de 26 anos que foi preso por assalto à mãe armada, e até mesmo chega a usar uma calcinha trazida pelo affair. Segundo o ex-detento, a obra não condiz com a realidade: "A série é mentirosa! Acordem!"
Em meio à acusação, Ulisses Campbell divulgou uma carta de Cristian enviada a Duda e até mesmo a lingerie que o assassino dos pais de Suzane von Ritchtofen utilizou. "No jornalismo, um testemunho gravado não basta para publicar uma história, sobretudo quando ela é controversa. Muitas vezes é necessário apresentar provas materiais", disse o autor. VEJA IMAGENS.