Em meio à comoção causada pela morte de Isabel Veloso, ocorrida neste sábado (10), a irmã da jovem, Renata Veloso, usou as redes sociais para se posicionar publicamente. Além de prestar uma despedida emocionada, a bióloga saiu em defesa do Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba (PR), alvo de acusações de suposta negligência feitas por Joelson, pai da jovem.
A manifestação de Renata Veloso aconteceu no Instagram, onde ela compartilhou um texto de despedida marcado pela dor do luto. "Não existem palavras que expliquem a dor de perder uma irmã. Não existem frases prontas, nem força que dê conta de tudo que fica quando alguém que amamos parte. Mas sei que o seu brilho jamais se apagará. É muito triste e doloroso mas hoje o meu coração se despede de uma parte de mim! Você lutou tanto Isabel, lutou contra diagnósticos, contra comentários maldosos, e sempre com uma força que inspirou milhares", escreveu.
Em outro trecho, Renata revelou quais lembranças de Isabel permanecerão de forma mais viva. "O seu sorriso e a sua coragem serão para sempre a minha maior memória. Descanse em paz, minha irmã. Você finalmente está livre de toda a dor. Te amarei para sempre, toco", completou.
A irmã da famosa também decidiu se manifestar diante da repercussão envolvendo o hospital onde Isabel Veloso estava internada desde novembro, em estado grave, na UTI. Após a instituição publicar uma nota de pesar, Renata Veloso comentou publicamente, rebatendo qualquer alegação de falha no atendimento médico.
"A quem acha que o hospital foi negligente, deve ser porque tem a consciência pesada! Como irmã sinto a necessidade de deixar registrada a minha vivência. Em nenhum momento presenciei negligência ou falta de cuidado. Pelo contrário: vi uma equipe comprometida, técnica, atenta e profundamente humana, que fez tudo o que estava ao alcance dentro de um procedimento reconhecidamente complexo e de alto risco", afirmou.
Em seguida, ela pediu respeito tanto à memória da irmã quanto aos profissionais de saúde que acompanharam o caso. "Em um momento de dor tão grande, peço respeito à memória da minha irmã e aos profissionais que a acompanharam com seriedade e responsabilidade até o fim. Minha gratidão permanece a todos que cuidaram dela com dignidade!! Em meio a tanta dor, faço questão de deixar aqui minha gratidão. Obrigada a toda a equipe do Hospital Erasto Gaertner por todo o cuidado, atenção e respeito dedicados à minha irmã Isabel durante todo o seu tratamento", completou.
Ainda sobre o período de internação, Renata Veloso reforçou que presenciou um atendimento humanizado e tecnicamente responsável. "Profissionais comprometidos, humanos e presentes, que fizeram tudo o que estava ao alcance com seriedade, técnica e sensibilidade", destacou. Ela também comentou a atuação da médica responsável pelo caso: "Quando conheci a médica responsável pela Isabel, senti ainda mais alívio ao perceber não apenas uma excelente profissional, mas uma pessoa com amor ao próximo, empatia e humanidade. Algo que faz toda a diferença em momentos tão difíceis. Minha eterna gratidão e admiração a todos que cuidaram dela com tanto zelo", disse.
Nos stories do Instagram, a bióloga voltou a defender o hospital e contextualizou a complexidade do tratamento enfrentado pela irmã. "Procedimentos como o TMO (Transplante de Medula Óssea) são complexos e de alto risco, mesmo quando tudo é feito corretamente! Nos dias em que estive lá, em nenhum momento presenciei negligência ou falta de respeito. Pelo contrário, vi uma equipe comprometida, atenta e profundamente humana, que fez tudo o que estava ao alcance dentro de um procedimento reconhecidamente complexo e de alto risco. Peço respeito à memória de Isabel e aos profissionais que a acompanharam com dignidade", completou.
Em meio à polêmica familiar, Lucas Borbas, viúvo de Isabel Veloso, também falou sobre o assunto. Pai de Arthur, filho do casal de 1 ano, ele pediu que o momento fosse marcado por respeito e silêncio. "O que eu espero de ambas as partes das famílias, neste momento, é respeito. A dor que estamos vivendo já é grande demais para ainda precisarmos lidar com ruídos externos. Nem toda opinião precisa ser dita, nem todo pensamento precisa ser exposto. O silêncio também é cuidado. Respeitem a Isabel", declarou.
O que disse o pai de Isabel Veloso?
Para quem não acompanhou, Joelson Veloso denunciou uma suposta negligência por parte do hospital. Em entrevista à Quem, ele frisou: "Houve uma negligência muito grande por parte da hematologia, nós queremos uma resposta. A Isabel tinha vida, lutou bravamente. O que eu mais ouvi foi: não tem jeito".
No entanto, a instituição enviou uma nota ao mesmo veículo e respondeu sobre a acusação. De acordo com o loca, Isabel Veloso morreu "em decorrência de complicações relacionadas ao transplante de medula óssea (TMO)". "A paciente encontrava-se em acompanhamento especializado e, nos últimos dias, apresentou piora clínica significativa associada a complicações inerentes ao procedimento de transplante, condição reconhecidamente complexa e de alto risco, mesmo quando realizada sob rigorosos protocolos assistenciais", diz o comunicado.
E destacou: "Durante todo o período de internação, a paciente recebeu assistência integral, contínua e humanizada, com atuação multiprofissional e acompanhamento permanente das equipes de Hematologia, Medicina Intensiva, Infectologia, Enfermagem e demais especialidades envolvidas, sendo adotadas todas as medidas terapêuticas indicadas conforme as melhores evidências científicas e protocolos assistenciais vigentes".