Mais de duas décadas após sua exibição original, a novela Terra Nostra volta ao ar pela Globo no "Vale a Pena Ver de Novo". O reencontro do público com a trama também trouxe à tona lembranças não tão agradáveis para a atriz Cláudia Raia, que interpretou Hortência, uma espanhola determinada, mas que acabou se tornando uma figura apagada no enredo central da novela escrita por Benedito Ruy Barbosa e exibida originalmente entre 1999 e 2000.
Em entrevista recente à coluna Play, do jornal O Globo, Cláudia relembrou a frustração que viveu com o papel, cuja proposta inicial era bastante promissora — mas acabou não se concretizando.
"Foi bem complicado para mim. O Benedito [Ruy Barbosa, autor] me chamou para fazer uma personagem em que ele apostava muito. Era para tratar da submissão da mulher ao marido, que sofria agressão dentro de casa", explicou a atriz, que já havia participado de outras novelas do autor, como Roque Santeiro e O Rei do Gado.
Estudou!
Empenhada em fazer um bom trabalho, Cláudia mergulhou no universo da personagem e se dedicou intensamente à preparação para o papel. "Estudei bastante", contou ela, antes de relatar a surpresa que teve ao perceber que sua personagem seria drasticamente reduzida. "Mas, quando fui entrar na novela, o Jayme Monjardim [diretor] me falou: 'Olha, o Benedito vai declinar sua personagem, porque acha que ela não está do tamanho que ele gostaria de te oferecer'".
Apesar da decepção, Cláudia decidiu continuar no projeto, encarando o desafio como um aprendizado. "Eu falei: 'Estou há um mês e meio aqui trabalhando e quero fazer o personagem. Não existem pequenos papéis, existem pequenos atores. Vamos fazer!'", relembrou. "Isso foi uma grande lição para mim, para não forçar algo que não está dentro da inspiração do autor", completou.
A atriz destacou ainda que, com o desenrolar da novela, ficou claro que a personagem realmente não teria o destaque prometido inicialmente. "Porque realmente o personagem não se desenvolveu do jeito que ele precisava. Fiquei meses grávida e nunca tive a criança. Foi uma novela bem confusa e desafiadora para mim", contou Cláudia, destacando a sensação de estar deslocada em um enredo que priorizou outros núcleos e personagens.
Apesar das dificuldades, ela afirmou que guarda carinho pela produção e pela equipe, ressaltando que sua visão crítica sobre o papel não apaga a importância da novela como um todo. "Acabou que virou uma novela histórica, e gostei muito de participar dela, mesmo com esses percalços", concluiu.