É raríssimo encontrar uma celebridade em um supermercado no Rio de Janeiro. Por lá, as compras costumam ser delegadas à empregada doméstica, ao motorista ou até a um chef particular.
Em São Paulo, o cenário é outro. Circular entre gôndolas faz parte da rotina, especialmente nos mercados frequentados pela elite. A coluna já flagrou inúmeros famosos com cestinha em mãos ou empurrando carrinho, quase sempre passando despercebidos (veja abaixo).
Recém-chegados à capital paulista, Boninho e Ana Furtado — um casal de espírito tipicamente carioca — aderiram rapidamente a um hábito que o paulistano encara como passeio. Na manhã de terça-feira (23), antevéspera de Natal, o diretor e a apresentadora enfrentaram uma longa fila no tradicional mercado Santa Luzia, nos Jardins, abastecendo a casa para a ceia.
O estabelecimento é conhecido pela oferta de produtos importados (alguns raros no Brasil) e preços compatíveis com o altíssimo poder aquisitivo de sua clientela.
Milionários ‘desconstruídos’
Ao circular por supermercados sofisticados de São Paulo, a coluna já encontrou nomes como Ana Paula Padrão, Zeca Camargo, Paola Carosella, Vera Holtz, Serginho Groisman e Camila Pitanga, entre outras figuras da grande mídia.
Alguns chamam atenção pelos trajes pouco convencionais. Patrícia Poeta, por exemplo, já fez compras vestindo roupa de academia. Marcelo de Carvalho, então sócio da RedeTV!, apareceu de social em um dia e com visual esportivo em outro. Roberta Miranda estava irreconhecível com um look grunge.
Há duas explicações para a presença recorrente de celebridades em supermercados paulistanos: a cena gastronômica vibrante da cidade estimula o interesse em escolher pessoalmente os produtos que serão consumidos e, ao mesmo tempo, esses espaços oferecem valiosa privacidade por não ter a tietagem comum em quase todos os locais públicos.