BBC questiona público de 2,1 milhões no show de Lady Gaga em Copacabana; prefeito Eduardo Paes rebate, destacando as diferenças culturais e reafirmando os números estimados pelas autoridades brasileiras.
A rede britânica BBC divulgou uma análise na qual questiona o número estimado de pessoas que assistiram ao show de Lady Gaga na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, em 3 de maio deste ano. Segundo o veículo, "apenas" cerca de 660 mil pessoas teriam comparecido ao evento, e não as 2,1 milhões estimadas pelas autoridades da capital carioca.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com cálculos feitos pela BBC Verify, seria necessária toda a extensão da faixa de areia de Copacabana — e não apenas um trecho — para que as 2,1 milhões de pessoas pudessem ser acomodadas 'confortavelmente' no show.
A análise foi divulgada por meio de um vídeo apresentado pelo jornalista Richard Irvine-Brown. Segundo ele, a plateia ocupou uma área de aproximadamente 140 mil metros quadrados. Richard usou como base um manual britânico que mensura o número ideal de pessoas em atividades ao ar livre para que o espaço seja considerado "seguro".
Por isso, a BBC Verify baseou seu cálculo em uma densidade de 4,7 pessoas por metro quadrado, conforme recomendado pelo manual. No vídeo, Richard se posicionou ao lado de outras quatro pessoas para mostrar uma área de um metro quadrado ocupada por cinco pessoas.
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, não ficou nada contente com a suposição feita pela BBC. Ele usou as redes sociais para rebater a análise feita pela rede britânica.
"Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2,2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calorosos! Eles não entendem o fluxo de pessoas e o tamanho da Praia de Copacabana", escreveu em seu perfil no X.
"Pior que isso, eles acham que nós, brasileiros, ficamos longe uns dos outros como os britânicos. Nós, cariocas, ficamos muito próximos uns dos outros. Há muito mais pessoas por metro quadrado do que eles estão acostumados na Grã-Bretanha. Somos tropicais e alegres. Vou convidá-los para passar um tempo no Rio e eles provavelmente ficarão com um humor melhor", completou.
O prefeito também aproveitou para compartilhar um cálculo usado pela organização do evento para estimar o público. A performance da cantora pop entrou para o livro dos recordes, Guinness Book, como o show gratuito realizado por uma artista feminina com o maior público do mundo.
Sabem de nada! Não entendem de Rio! No mesmo espaço que cabem 660 mil britânicos, cabem 2.2 milhões de brasileiros animados e felizes! E calientes! 😉🧐🤓😎
BBC is probably having some connections with Brazilian newspaper Folha de São Paulo. My God. They don’t understand… pic.twitter.com/BkYpl4vsyn
— Eduardo Paes (@eduardopaes) July 15, 2025