Solange Couto foi anunciada na noite desta segunda-feira, 12, como uma das participantes do BBB26. Trabalhando na televisão há mais de 40 anos, a atriz acumula diversos personagens na TV, cinema e teatro, incluindo Dona Jura, de O Clone, lembrada até hoje pelo bordão "não é brinquedo, não". Com uma carreira de tanto sucesso, a artista virou notícia durante a pandemia ao contar que estava morando no Retiro dos Artistas.
- Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Entretanto, a ida da artista para o lar de idosos conhecido por abrigar artistas aposentados sem condições financeiras de viver em outro lugar não teve qualquer relação com falta de dinheiro. Ela foi para lá para poder passar mais tempo com a mãe, morta aos 89 anos de causas naturais, em 2022.
"A minha mãe ficou três anos e meio morando no Retiro. Ela era enfermeira, mas também foi dançarina, por isso tinha carteira de artista e teve direito a ficar lá. No Retiro, quem pode ajuda, e quem não pode, recebe ajuda. Minha mãe, sendo enfermeira aposentada, destinava todo o salário ao Retiro, para compensar o trabalho de assistência que recebia, com enfermagem, médicos, alimentação e psicólogo. Durante a pandemia, eu ia ficar muito tempo sem vê-la, e o pessoal do Retiro falou: 'Você não quer vir para cá? Fica aqui uns dois, três meses'. Eu disse a eles que tinha um filme para fazer, e eles sugeriram que eu ficasse lá até a hora de rodar o filme. E assim eu fiz", contou Solange em entrevista ao jornal O Globo.
"O Retiro é incrível. As pessoas deviam conhecer mais. É um lugar de puro conforto, seguro, muito bem cuidado, bonito. Tem um astral maravilhoso, um brechó incrível de roupas e móveis, um teatro excelente, sala de cinema, piscina semiolímpica... Tem uma academia que as pessoas de fora podem frequentar... Eu amo o Retiro. Eles me deram uma casinha que arrumei do meu jeito. Boa parte dos artistas, mesmo aqueles que têm boa condição financeira, mas não têm família ou alguém em quem confiar, encontram no Retiro um lugar de companhia e cuidado. Se não tivesse meu filho caçula, continuaria morando lá", completou a artista sobre a experiência.
Gravidez aos 54 anos
Outro fato que marcou a vida pessoal de Solange Couto foi a gravidez aos 54 anos do filho caçula, Benjamim, hoje com 15 anos. A artista engravidou em 2011, quando pensava já estar na menopausa.
"Nem pensava em engravidar, achava que estava entrando na menopausa. Estava até fazendo reposição hormonal. A médica disse que tinha dado uma bagunçada nos meus hormônios", disse ela em entrevista ao Uol na época.
Além do caçula, Solange também é mãe de Marcio, de 51 anos, e Morena, de 34 anos. "Tive meu primeiro filho, Marcio, com 18 anos. Hoje ele tem 50 e parece mais velho do que eu, está careca e barrigudo (risos)", disse ela em entrevista ao jornal O Globo, em 2024.
A atriz também comentou a relação entre os filhos, apesar da grande diferença de idade. "Fui mãe mais velha, tenho mais tempo para ele [Benjamim] que não tive para os outros dois filhos. A diferença de idade é grande. Marcio cuida de Benjamin, mas já vi Benjamin dando conselhos ao mais velho. É engraçado. Marcio tem carinho, considerando-se quase um pai também."