Você já experimentou a sensação de estar plenamente consciente, mas não consegue se mexer, falar ou sequer abrir os olhos? Em casos ainda piores, deparou-se com alucinações visuais ou auditivas? Isso tem nome: paralisia do sono. É quando a pessoa desperta do sono profundo, mas seu corpo não responde a nenhum comando.
A paralisia do sono acontece por conta de uma dissociação entre o cérebro e o corpo, que permanece no modo de proteção muscular. O distúrbio temporário já afetava 8% da população mundial há 15 anos, segundo dados da Revista Pesquisa FAPESP. A expectativa é que, hoje, o número seja ainda maior.
No ano passado, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou os distúrbios do sono como uma epidemia global e destacou que esses problemas afetam a qualidade de vida de cerca de 40% a 45% da população. Apesar de não acarretar em problemas diretamente, a paralisia do sono deixa as pessoas tão assustadas que muitas passam a ter medo de dormir - isso, sim, pode gerar consequências graves.
Diversos famosos já revelaram lidar com a paralisia do sono. No Brasil, Maisa e Whindersson Nunes falaram sobre o distúrbio em 2020. "Medo de dormir que eu tô", confessou a jovem atriz. "Já acordei três vezes com isso, desisto", relatou o comediante.
O cantor canadense The Weeknd adicionou referências da sua experiência com o distúrbio no filme "Hurry Up Tomorrow". "Você está consciente do que está ao seu redor, mas não consegue se mexer. Você fica paralisado por quase um minuto. Às vezes, vo...
Matérias relacionadas