Xógum | Hiroyuki Sanada assina contrato para segunda temporada

Contrariando tudo o que havia sido dito até então, Xógum: A Gloriosa Saga do Japão deve ganhar uma segunda temporada após ator assinar contrato para retorno

11 mai 2024 - 02h00
(atualizado às 06h21)

Xógum: A Gloriosa Saga do Japão deve mesmo ganhar uma segunda temporada, contrariando o que parte da equipe havia comentado anteriormente. O ator Hiroyuki Sanada (John Wick 4: Baba Yaga), que protagoniza a série e é um de seus principais produtores, assinou contrato para continuar a história, abrindo caminho para mais episódios.

Foto: Divulgação/FX Networks / Canaltech

Na trama, Sanada vive Yoshii Toranaga, um dos cinco regentes que cuida do Japão enquanto o herdeiro do imperador ainda é menor de idade. De acordo com o site Deadline, o novo contrato do ator com o canal FX é para que ele reprise o papel, indicando que a ideia é mesmo mostrar o que aconteceu após todas as reviravoltas da primeira temporada.

Publicidade
Hiroyuki Sanada vai retornar como Yoshii Toranaga em Xògum (Imagem: Divulgação/FX)
Foto: Canaltech

O grande detalhe é que a série adaptou toda a trama do livro de James Clavell em seus 10 episódios. É por essa razão que, ao longo dos últimos meses, toda a equipe ligada à série sempre tratou a produção como uma minissérie, ou seja, uma história fechada em si mesmo e sem planos para sequências.

Por isso mesmo, essa possível segunda temporada se torna uma grande incógnita. Caso saia mesmo do papel, o mais provável é que os roteiristas deixem os livros de Clavell de lado e se voltem para a própria história do Japão, recriando os primeiros anos da Era Tokugawa.

Qual a história da segunda temporada de Xógum?

A série Xógum: A Gloriosa Saga do Japão é baseada no livro que o escritor James Clavell publicou em 1975 que traz uma versão ficcional da história do país asiático. Contudo, a história de Yoshii Toranaga é claramente inspirada em uma figura histórica real: Ieyasu Tokugawa.

Yoshii Toranaga é inspirado em Ieyasu Tokugawa figura real da história do Japão (Imagem: Divulgação/FX)
Foto: Canaltech

Tanto que toda a trama de conspiração envolvendo os regentes e a ascensão desse novo líder que o seriado apresenta é algo que encontra paralelos nos livros de História. Dessa forma, não seria tão complicado criar um roteiro para novos episódios.

Publicidade

O xogunato Tokugawa durou 268 anos, indo da Batalha de Sekigahara, em 1600 — e que chega a ser mencionada em Xógum como um evento inevitável entre os exércitos dos regentes — até a Restauração Meiji, em 1868. Para os fãs de anime, é o momento em que começa Samurai X.

Dessa forma, com o retorno de Hiroyuki Sanada no papel de Yoshii Toranaga, a série deve não apenas mostrar o sangrento conflito em Sekigahara como apresentar os primeiros anos do novo xógum no poder, incluindo as várias reformas que instaurou no país.

Novos e velhos personagens?

A grande dúvida é o quanto essa liberdade criativa vai implicar no que foi apresentado até agora. O seriado é bastante focado em John Blackthorne (Cosmo Jarvis), um britânico que acaba indo para o Japão e que acompanha de perto a ascensão de Toranaga. Com o novo xógum já no poder, o estrangeiro perde sua função dentro da narrativa. 

Não está claro se Blackthorne vai retornar para a segunda temporada (Imagem: Divulgação/FX)
Foto: Canaltech

O anúncio de que Sanada vai retornar não traz qualquer menção a outros nomes do elenco, o que apenas reforça essa dúvida. 

Ao mesmo tempo, o xogunato do verdadeiro Tokugawa abriu as portas para outras figuras históricas muito conhecidas do Japão, incluindo do lendário samurai Miyamoto Musashi, que começa sua jornada nessa mesma época.

Publicidade

Trending no Canaltech:

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações