"Uma vergonha e um insulto": Ucrânia critica participação de Woody Allen em festival de cinema russo, e diretor responde

Allen esteve presente no evento através de videoconferência.

26 ago 2025 - 13h51

A Ucrânia criticou a participação de Woody Allen na Semana Internacional de Cinema de Moscou, descrevendo-a como "uma vergonha e um insulto". O cineasta, que participou do evento no último domingo (24) por videoconferência, foi acusado pelo Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia de estar relativizando as "atrocidades russas" no país.

Foto: Eric Gaillard/Reuters / Adoro Cinema

"No que diz respeito ao conflito na Ucrânia , acredito firmemente que Vladimir Putin está totalmente errado. A guerra que ele causou é terrível. Mas, independentemente do que os políticos tenham feito, não acho que interromper conversas artísticas seja uma boa maneira de ajudar", respondeu Allen ao The Guardian.

Publicidade

Allen participou de um painel apresentado por Fyodor Bondarchuk - um aliado político de longa data de Putin e diretor de épicos patrióticos como Stalingrado (2013) e a ficção científica Attraction (2017).

Em uma declaração publicada no Twitter, o ministro das Relações Exteriores da Ucrânia colocou:

"A participação de Woody Allen na Semana Internacional de Cinema de Moscou é uma vergonha e um insulto ao sacrifício de atores e cineastas ucranianos que foram mortos ou feridos por criminosos de guerra russos em sua guerra em andamento contra a Ucrânia."

Foto: Adoro Cinema

"Ao participar de um festival que reúne apoiadores e vozes de Putin, Allen opta por ignorar as atrocidades que…

Publicidade

Artigo original publicado em AdoroCinema

Foi indicado a 7 Oscars, está em streaming e, 30 anos depois, continua sendo um dos melhores filmes de Woody Allen

Woody Allen se pronuncia sobre caso de abuso e se diz injustiçado

Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações