Patrocínio

Um Morto Muito Louco | Como está o elenco do filme hoje em dia?

Clássico da Sessão da Tarde, filme Um Morto Muito Louco completa 35 anos em 2024. Saiba como está o elenco da comédia que ainda arranca risadas dos brasileiros

17 abr 2024 - 19h19
(atualizado às 22h21)

Um dos grandes clássicos da Sessão da Tarde, o filme Um Morto Muito Louco é uma daquelas comédias besteirol que parte de uma premissa bem absurda. A história de dois amigos que passam um fim de semana com o cadáver do seu antigo patrão enquanto tentam convencer todo mundo de que ele está vivo foi reprisado tantas vezes na TV que já chegou até a inspirar música — além de  algumas ações não tão lícitas assim.

Foto: 20th Century Fox / Canaltech

Lançado em 1989, o longa foi um enorme sucesso já na época, arrecadando US$ 30 milhões apenas nos Estados Unidos — o dobro do quanto custou para ser produzido. Além disso, as várias reprises que ele também recebeu no país ajudaram a transformar a comédia em um fenômeno também lá fora. Em 2013, por exemplo, o seriado How I Met Your Mother fez um episódio inteiro referenciando o clássico.

Publicidade

Estrelado por Jonathan Silverman e Andrew McCarthy como essa dupla de malandros, o filme quase teve o ator Jon Cryer (Two and a Half Man) no papel de um dos amigos, mas acabou desistindo do longa. Com isso, coube a McCarthy assumir a tarefa e se tornar um dos rostos desta comédia icônica.

Só que, 35 anos depois, muita coisa mudou. Embora Um Morto Muito Louco continue na memória e na imaginação dos fãs, a maior parte do elenco deixou a comédia de lado e partiu para outros gêneros, enquanto outros preferiram se afastar das grandes produções, seguindo em projetos um pouco menores.

Terry Kiser (Bernie)

O eterno morto muito louco, o ator Terry Kiser participou em 2018 da dramédia Farmer of the Year (Imagem: 20th Century Fox, YellowHouse Productions)
Foto: Canaltech

Comecemos com o próprio morto muito louco do título. No original, o filme chama-se Weekend At Bernie's, que resume muito bem qual é a história do longa: o corretor de seguros Bernie Lomax, vivido pelo ator Terry Kiser, é encontrado morto pelos protagonistas em uma sexta-feira à noite e, para evitar passar o fim de semana na delegacia explicando o que aconteceu, eles decidem fingir que o homem está vivo — o que acaba gerando todo o caos que conhecemos.

Já na época, Kiser não era um ator de grande renome. Embora fosse presença garantida em várias séries de TV, como Duro na Queda e A Supermáquina, eram participações menores e de pouca expressão. Seu maior papel havia sido justamente em Sexta-Feira 13 - Parte 7.

Publicidade

E, depois de Um Morto Muito Louco, ele voltou para esse padrão de pouca expressividade. Ele participou de episódios de seriados como Um Maluco no Pedaço, Blossom e Lois & Clark, além de ter retornado para o improvável Um Morto Muito Louco 2, de 1993.

Seus trabalhos mais recentes são filmes menores como o curta Speak Again e Mutilator 2, além de um longa produzido por fãs da franquia Sexta-Feira 13 chamado Rose Blood.

Jonathan Silverman (Richard)

O galã de Um Morto Muito Louco virou o tiozão de série adolescente (Imagem: Reprodução/20th Century Fox, Disney+)
Foto: Canaltech

Um dos protagonistas responsáveis por andar com esse cadáver para cima e para baixo é o jovem Richard Parker, vivido pelo ator Jonathan Silverman. É ele quem encontra Bernie morto e que, ao lado de seu amigo Larry (Andrew McCarthy), decidem fingir que o chefe segue vivo, arrastando o defunto para cima e para baixo.

Na época de Um Morto Muito Louco, Silverman tinha apenas 23 anos e estava ainda em início de carreira. Seu maior trabalho até então tinha sido Confissões de um Adolescente, de 1986, em que ele foi o protagonista da comédia.

Publicidade

E, ao emplacar esses dois sucessos, ele conseguiu ainda no cinema de humor por um tempo, principalmente aquelas que flertavam com as duas temáticas — como A Morte lhe Cai Bem, Idade do Perigo e Tudo Sobre Sexo. Só que, ainda no final da década de 1990, ele perdeu um pouco de espaço e ficou concentrado em produções menores e participações especiais em séries como Psych, Castle e Scandal.

Só que, ainda assim, ele nunca deixou a TV e o cinema de lado. Participou recentemente de Station 19, série de bombeiros do universo de Grey's Anatomy, Moonshine e Goosebumps

Andrew McCarthy (Larry)

O ator Andrew McCarthy entrou no elenco do filme quase por acaso e foi quem teve a carreira mais estável ao longo dos anos (Imagem: Reprodução/20th Century Fox, Netflix)
Foto: Canaltech

O ator Andrew McCarthy entrou no elenco de Um Morto Muito Louco quase que por acaso, já que ele substituiu Jon Cryer, que abandonou o papel de Larry, um dos protagonistas. Com isso, o rapaz de apenas 27 anos conseguiu seu lugar em um dos maiores clássicos da Sessão da Tarde.

Na época, McCarthy já tinha participado de produções um pouco mais badaladas do que seus companheiros de elenco. Ele participou de O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas, A Garota Rosa-Shocking e Uma Dupla Acima da Lei.

Publicidade

Depois de Um Morto Muito Louco, ele ainda emplacou alguns outros sucessos em Hollywood, como Invasão da Intimidade e Louca Paixão. A partir dos anos 2000, redirecionou suas participações para papéis mais sérios, como em O Poder da Máfia, A Vida Secreta de Um Adolescente e Snatched.

O ator ainda participou da primeira versão de Gossip Girl, As Crônicas de Spiderwick, White Collar e 13 Reasons Why.

Louis Giambalvo (Vito)

Ator que faz o vilão de Um Morto Muito Louco fez participação recente em Grey's Anatomy (Imagem: Reprodução/20th Century Fox, ABC)
Foto: Canaltech

Embora todo mundo se lembre do clima galhofa do filme, Um Morto Muito Louco tem um vilão. O mafioso Vito é o responsável por matar o ex-parceiro Bernie e começa a perseguir os dois protagonistas na tentativa de eliminar todas as testemunhas possíveis de seus crimes.

O papel ficou com o ator Louis Giambalvo, que já tinha uma carreira bastante vasta antes de sair perseguindo um cadáver dançando na praia. Ele foi o Al Capone em Guerra entre Gangsters, além de estar no clássico Dirty Harry na Lista Negra, Apertem os Cintos, o Piloto Sumiu 2 e Segundas Intenções

No início dos anos 2000, participou de algumas séries de sucesso, como Plantão Médico, CSI: Investigação Criminal, Cold Case e Grey's Anatomy.

Trending no Canaltech:

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se