Wagner Moura, indicado ao Globo de Ouro 2026 por "O Agente Secreto", tem chances ampliadas devido à votação estrangeira, diversidade na premiação e críticas positivas, mesmo após derrota para Timothée Chalamet no Critics Choice Awards.
A corrida pelo Oscar está a todo vapor e, no último domingo, 4, rolou a primeira parada da temporada: o Critics Choice Awards. Nela, Wagner Moura (O Agente Secreto) perdeu a estatueta de Melhor Ator para Timothée Chalamet (Marty Supreme). A cerimônia da 31ª edição do prêmio, que é considerado um “termômetro” para o Oscar, foi realizada em Santa Monica, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A próxima parada é o Globo de Ouro neste domingo, 11, em Los Angeles. Nele, o brasileiro foi indicado na categoria de Melhor Ator em Filme Dramático, e O Agente Secreto concorre em Filme de Língua Não Inglesa. Entretanto, após Wagner Moura ser “devorado” por Chalamet no Critics Choice, quais são as chances do brasileiro nesta nova etapa da corrida pelo Oscar?
Votação encerrada
Apesar de todas as premiações serem consideradas termômetros, por causa do espaçamento curto entre uma e outra, o resultado do Critics não impacta no Globo de Ouro, visto que, quando o primeiro ocorre, a votação do segundo já se encontra encerrada. Logo, um independe do resultado do outro.
Timothée Chalamet
Algoz de Moura no Critics, no Globo de Ouro os dois concorrem em categorias diferentes. A premiação de domingo separa os filmes em duas categorias: Comédia e Drama. Com isso, Wagner Moura e Timothée Chalamet, o vencedor do Critics Choice Awards, não competem entre si, o que dá chances ao brasileiro.
Desta vez, concorrem com Moura: Oscar Isaac (Frankenstein), Joel Edgerton (Sonhos de Trem), Michael B. Jordan (Pecadores), Dwayne Johnson (Coração de Lutador: The Smashing Machine) e Jeremy Allen White (Springsteen: Salve-me do Desconhecido). Entre eles, Jordan é um dos mais cotados à vitória.
Votantes estrangeiros
Diferentemente do Critics, o Globo de Ouro contempla mais votantes internacionais, entre eles brasileiros, o que amplia as chances do filme tupiniquim. Além disso, a indicação de Moura chega em um momento em que a diversidade na academia se amplia, bem como Hollywood vem se abrindo para produções estrangeiras.
Críticas positivas
Um dos fatores que podem corroborar para a vitória, claro, são as avaliações positivas da imprensa especializada, que vem apontando Wagner Moura como um nome com chances reais no Globo de Ouro. Na última semana, por exemplo, ele foi capa da The Hollywood Reporter, publicação na qual sua atuação foi amplamente elogiada.
Globo de Ouro 2026
A 83ª cerimônia do Globo de Ouro está prevista para o dia 11 de janeiro, às 21h30. Pelo segundo ano, Nikki Glaser irá comandar a noite. A transmissão, por outro lado, estará disponível na TNT e na HBO Max.