"Eternos" e "Marighella" são as principais estreias de cinema

4 nov 2021 - 00h35
Foto: Divulgação/Marvel / Pipoca Moderna

O novo filme de super-heróis da Marvel e a cinebiografia de um terrorista/herói da resistência nacional são os maiores lançamentos desta quinta (4/11) nos cinemas. Mas a diferença de alcance entre os dois é gritante. "Eternos" tem a maior estreia do ano, entrando em cartaz em 1,7 mil telas. Já "Marighella" chega em 279 cinemas.

Também há uma distância brutal entre a avaliação de ambos pela crítica, mas em sentido oposto. Apesar de dirigido pela vencedora do Oscar Chloé Zhao (por "Nomadland") e estrelado por vários astros famosos, incluindo Angelina Jolie, "Eternos" teve a pior nota de uma produção do MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) no Rotten Tomatoes, tornando-se também o primeiro filme do Marvel Studios considerado medíocre, com apenas 53% de avaliações positivas nos EUA. O consenso é que se trata da produção mais genérica da Marvel, plasticamente bonita, mas tão séria que se torna sem graça.

Publicidade

"Marighella", por sua vez, tem 88% de aprovação no mesmo Rotten Tomatoes. Em seu primeiro longa como diretor, Wagner Moura foi coberto de elogios pela crítica internacional, chegando a ser comparado aos grandes cineastas do cinema engajado internacional dos anos 1960 e 1970. A comparação é quase associativa, diante da recriação da guerrilha urbana do Brasil no período citado. Mas assim como todo cinema engajado, a trama comete idiossincrasias ao romantizar o personagem-título, encarnado por Seu Jorge como um herói do povo em luta pela liberdade. Na verdade, o enfrentamento de Carlos Marighella e seus contemporâneos torna-se "democrático" somente por viés anacrônico, em contraste com a repressão vigente na época, mas ninguém razoavelmente informado confundiria ação comunista com luta pela democracia.

O fato é que filmes refletem mais seus tempos que os períodos que retratam. E o incômodo causado por "Marighella" entre bolsonaristas, com ou sem cargo político, ajuda a iluminar o quanto esse governo se identifica com a ditadura, a ponto de defender com dentes arreganhados os capítulos mais sinistros da História brasileira. A reação extremada só aumenta a importância de "Marighella", não por suposta fidelidade histórica, mas por sua liberdade artística ser capaz de traduzir o Brasil atual, que, por meio de suas "autoridades", ainda mata impunemente "bandidos" pretos como Carlos Marighella no meio da rua.

O resto da programação chama atenção por uma característica inusitada, ao trazer três produções da Netflix previstas para chegar ao streaming na semana que vem. A maior aposta é a comédia de ação "Alerta Vermelho", com exibição até em multiplexes, graças ao apelo comercial de seus astros, Dwayne Johnson, Ryan Reynolds e Gal Gadot.

Publicidade

Mas o verdadeiro destaque deste lote é o premiado "7 Prisioneiros", que atingiu 94% no Rotten Tomatoes e conquistou um troféu paralelo no Festival de Veneza, o Sorriso Diverso, dedicado à obra social mais relevante do evento. A trama explora a situação de trabalho análogo à escravidão perpetuada no Brasil por meio da história do jovem Mateus (Christian Malheiros), recém-saído do interior em busca de uma oportunidade de trabalho em São Paulo, que se revela uma cilada. Rodrigo Santoro também está no elenco como o gerente explorador.

Com oito títulos ao todo, o circuito ainda recebe o vencedor internacional do Festival de Sundance do ano passado, "Yalda - Uma Noite de Perdão", que ainda rendeu ao cineasta iraniano Massoud Bakhshi o troféu de Melhor Roteiro no Festival de Sofia. A história totalmente surreal, mas absolutamente verdadeira, acompanha uma jovem condenada à morte por assassinar o marido, que ganha uma chance de comutar sua sentença, bastando para isso conseguir o perdão de sua enteada (bem mais velha que ela) num reality show televisivo!

Veja abaixo os títulos e os trailers de todas as estreias.

 
 
Eternos | EUA | Ação

 
 
Marighella | Brasil | Drama

Publicidade
 
 
7 Prisioneiros | Brasil | Drama

 
 
Amor sem Medida | Brasil | Comédia

 
 
Alerta Vermelho | EUA | Comédia de Ação

 
 
Yalda - Uma Noite de Perdão | França, Alemanha, Suíça, Líbano | Drama

 
 
Lá Vamos Nós | Israel, Itália | Drama

 
 
Amigo Arrigo | Brasil | Documentário

Pipoca Moderna
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações