A busca por um carnaval mais tranquilo pode impulsionar os negócios de bares e restaurantes em São Paulo. Segundo a Associação de Bares e Restaurantes de São Paulo (Abrasel-SP), os estabelecimentos localizados em regiões com pouca movimentação de blocos e sem interdição de ruas podem registrar um aumento de até 25% no faturamento, especialmente no período do jantar.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
Pensando em aumentar o faturamento, muitos estabelecimentos estão criando uma programação alternativa para receber o público. Em contrapartida, a Abrasel-SP informa que bares e restaurantes localizados dentro do circuito dos blocos podem enfrentar queda no faturamento de até 50%.
Entre as principais dificuldades enfrentadas pelos comércios é dificuldade de mobilidade, devido aos bloqueios das ruas; ambulantes vendendo mais barato; uso dos banheiros dos bares pelos foliões, gerando altos custos com manutenção e limpeza.
Luiz Hirata, presidente da Abrasel-SP traz alternativas para minimizar os impactos da concorrência nos circuitos tradicionais da festa.
“O setor de bares e restaurantes enfrenta desafios, como a dificuldade de acesso dos clientes e a concorrência desleal de ambulantes sem fiscalização. Nossa gastronomia é um atrativo para turistas, mas muitos acabam não conseguindo aproveitar essa experiência. Acreditamos que, com um planejamento adequado e um diálogo eficiente entre o poder público e o setor, o carnaval pode gerar benefícios justos e sustentáveis para todos” disse.