Entenda a diferença entre musa e rainha de bateria no carnaval

Paolla Oliveira é rainha de bateria; já Patricia Poeta é musa da Grande Rio

19 fev 2025 - 04h59
Paolla Oliveira (Reprodução/Instagram)
Paolla Oliveira (Reprodução/Instagram)
Foto: Márcia Piovesan

Durante o período de carnaval, é comum ouvirmos falar sobre rainhas de bateria e musas, mas muitas vezes é difícil entender a diferença e a importância desses cargos na folia. Mesmo para quem acompanha os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro e São Paulo, pode ser difícil compreender as funções de cada cargo. O posto mais aclamado é o de rainha de bateria, que desfila à frente dos instrumentistas, auxiliando o mestre de bateria na condução e animação do grupo. Paolla Oliveira como rainha de bateria da Grande Rio.

Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra

Ao lado da rainha de bateria, está a madrinha de bateria. Embora também desfile à frente dos instrumentistas, a madrinha ocupa um cargo mais antigo, que surgiu na década de 80. Em resumo, o cargo de madrinha surgiu primeiro, e a posição de rainha foi criada para que celebridades pudessem desfilar. Dessa forma, uma pessoa da comunidade e uma artista representam a escola.

Publicidade

Outro cargo de grande responsabilidade é o das musas, cuja função é desfilar à frente ou em cima dos carros alegóricos. Outra diferença importante entre esse cargo e os anteriores é que as escolas de samba podem ter mais de uma musa, cada uma representando uma parte do samba-enredo.

Este ano, grandes nomes como Patricia Poeta, Dira Paes e a cantora Fafá de Belém estarão como musas das escolas de samba.

Patricia Poeta
Foto: Daniel Pinheiro/Brazil News / Elas no Tapete Vermelho

Por fim, as passistas. Essa função costuma ser ocupada por alguém da comunidade e pode ser desempenhada tanto por homens quanto por mulheres. Os homens costumam encarnar o personagem boêmio tradicional do carnaval, enquanto para as mulheres, ser passista é o primeiro passo para quem sonha em se tornar rainha de bateria um dia.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações