Oferecimento

"Frevo no Planeta Galo": sustentabilidade será tema principal do Galo da Madrugada em 2026

Passagem do maior bloco do mundo será uma celebração da cultura pernambucana e um chamado à ação pelo bem do planeta.

26 jan 2026 - 13h50
Desfile de 2025 do Bloco Galo da Madrugada, no Recife
Desfile de 2025 do Bloco Galo da Madrugada, no Recife
Foto: RAFAEL VIEIRA/AGIF

O Galo da Madrugada, reconhecido como o maior bloco de carnaval do mundo, se prepara para um desfile inovador em 2026, com o tema "Frevo no Planeta Galo". O bloco sai no dia 14 de fevereiro, às 9h, e tem como objetivo a conscientização sobre a preservação do meio ambiente, integrando folia e práticas sustentáveis.

A festa, que atrai anualmente mais de dois milhões de foliões, contará com a participação de cerca de 30 trios elétricos. Cada trio será "batizado" em homenagem a um elemento da fauna ou flora brasileira, reforçando a mensagem de valorização dos recursos naturais.

Publicidade

Rômulo Meneses, presidente do Galo, destaca que todos os carros alegóricos serão projetados para refletir a temática da sustentabilidade, abordando a importância da reciclagem e das energias renováveis. “É um tema, realmente, muito rico, com o qual queremos chamar a atenção de todos sobre o dever que temos de zelar mais pelo nosso planeta, nosso meio ambiente, nossos rios, mares, fauna e flora. Temos que estar preocupados com tudo isso”, disse.

Um dos trios terá patrocínio da Vivo, além de um carro de apoio em que clientes da empresa, contemplados a partir de resgates na plataforma do Vivo Valoriza, terão uma experiência exclusiva durante o Galo. Este já é o quarto ano que a Vivo patrocina o bloco.

Plantio de mudas e carbono zero

O carnaval de 2026 não se limitará apenas aos três dias de festa. O Galo planeja ações contínuas de preservação ao longo do ano, incluindo um plantio de mudas de pau-brasil e ipê amarelo no centro do Recife. A identidade visual do tema será baseada em esculturas 3D feitas com materiais recicláveis, refletindo o compromisso da agremiação com questões ambientais.

Além das iniciativas de sustentabilidade, o Galo também continuará seu trabalho de inclusão e acessibilidade. O bloco já é reconhecido por promover a participação de pessoas com deficiência, com planos de aumentar a representatividade e adaptar alegorias para esse público no próximo carnaval.

Publicidade

Outra ação importante será a compensação de 100% das emissões de carbono geradas durante o evento, em parceria com a Ambipar. Essa iniciativa visa tornar o Galo da Madrugada um bloco 100% carbono neutro, reforçando seu cuidado com o meio ambiente e o futuro das próximas gerações.

Com a proposta de unir diversão e responsabilidade ambiental, o Galo da Madrugada espera que o tema "Frevo no Planeta Galo" inspire foliões a adotarem práticas sustentáveis, contribuindo para um carnaval mais consciente e inclusivo. A festa promete ser uma celebração da cultura pernambucana e um chamado à ação pelo bem do planeta.

GALO DA MADRUGADA 2026

  • Data: 14 de fevereiro de 2026
  • Horário: das 9h às 18h
  • Percurso: 6,5 km (do Forte das Cinco Pontas até a Rua do Sol)

     

Fonte: Portal Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações