Paula Bergamin desfilou pela Unidos de Vila Isabel de 2018 a 2024, até ser afastada sem muitas explicações. Conhecida como a 'vovó musa' da agremiação azul e branca, aos 62 anos, ela levantou a suspeita de que o rompimento foi motivado por etarismo – um tipo de preconceito que discrimina pessoas com base na idade.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
De acordo com Paula, em entrevista ao gshow, o estranhamento inicial ocorreu após o carnaval de 2024, quando o presidente da Vila Isabel, Luiz Guimarães, disse a ela que a escola passava por problemas financeiros. Na ocasião, ele teria perguntado se a musa poderia dar uma ajuda financeira.
"Chegamos a um consenso. Falei que não poderia fazer naquele momento uma contribuição porque ainda estava pagando os looks do carnaval de 2024 e uma viagem que havia planejado. Chegamos a um valor e ele disse que poderia me aguardar", relembrou.
A situação mudou com o diagnóstico de câncer de seu pai de 93 anos e o casamento da filha mais velha. Paula não pôde comparecer a alguns eventos da escola, mas continuava no grupo das musas, acreditando que sua posição estava garantida.
Foi apenas em setembro, durante a escolha do samba-enredo, que ela descobriu que não fazia mais parte do quadro de musas da Vila Isabel.
"O diretor de carnaval me procurou e disse que meu nome não estava na lista das musas, que foi uma decisão da presidência", contou, destacando que, apesar de ter tentado esclarecer a situação, não conseguiu acesso aos dirigentes.
A musa lamenta ainda que, após seu afastamento, viu jovens musas sendo escaladas para o desfile, e se questiona se o motivo foi etarismo.
"Não sei se foi etarismo, mas todas as novas musas são muito jovens. [...] Lidei com muita tristeza e uma sensação de injustiça, daquilo que não é a tua escolha, que é imposto. Muita gente querida, amigos do Carnaval, me perguntou por que saí, mas não quis me manifestar sobre isso. Estou bastante surpresa com algumas escolhas do elenco da escola, mas é assim.”
Com o desfecho, Paula optou por passar o carnaval em Angra dos Reis, com seus netos, e não desfilará em 2025. "Este ano não estou preparada, mas em 2026 talvez eu mude de ideia", concluiu.