URGENTE
Saiba como doar qualquer valor para o PIX oficial do Rio Grande do Sul

Carnaval do Recife tem ações inclusivas para todos os públicos

Polos da folia contam com iniciativas específicas para mulheres, negros, idosos, pessoas com deficiência e comunidade LGBTQI+

17 fev 2023 - 16h53
(atualizado às 18h33)
Gaby Amarantos e Nega do Babado dão o recado de como não ser um Babaca no Carnaval
Gaby Amarantos e Nega do Babado dão o recado de como não ser um Babaca no Carnaval
Foto: Lara Valença/Divulgação PCR

Não importa idade, raça, credo ou orientação sexual: tem espaço para todos, todas e todes no carnaval. Ações inclusivas, com foco em diferentes comunidades e minorias, devem acontecer no Recife durante os festejos de Momo.

Uma das ações conta com a participação de dois ícones musicais: Gaby Amarantos e Nega do Babado. As duas estrelam a campanha intitulada 'Como Não Ser um Babaca no Carnaval 2023'.

Publicidade

Sempre vale reforçar: não é não. Além disso, fantasia não é convite. Beijo forçado, puxada de braço e fechar a moça em rodinha de amigos é importunação sexual, e, por isso mesmo, crime.

As recomendações estarão em cartilhas que serão distribuídas nos polos da festa, com informações sobre onde e quando as mulheres devem pedir ajuda.

Nem com uma Flor

Ainda relacionado à questão de gênero, para reforçar a luta pelo fim da violência contra a mulher, o bloco político-carnavalesco Nem Com Uma Flor desfilou pelas ruas do Bairro do Recife na tarde de quinta-feira, 16. Promovido pela Secretaria da Mulher, teve entre as atrações a Orquestra Só Mulheres e o maracatu Baque Mulher.

Publicidade

Até o último dia de carnaval, um stand vai funcionar no polo de folia da Praça do Arsenal, das 16h à 1h, com uma equipe multidisciplinar voltada ao acolhimento e à orientação de mulheres em situação de violência doméstica ou sexista. Os profissionais vão atender vítimas de assédio, importunação sexual e outras formas de violência durante os festejos.

Comunidade LGBTQI+

A folia está garantida para pessoas LGBTQI+, que merecem se divertir em segurança também no carnaval. Artistas e público ganham destaques em três palcos espalhados pela cidade: na Rua da Moeda, no Pátio de São Pedro e no Ibura, com dias dedicados a este público na programação.

Esses polos também vão receber jovens empreendedores LGBTQI+ em uma feira de alimentos artesanais. Esta será a primeira oportunidade de trabalho após participarem de uma oficina de empreendedorismo.

Entre as atrações, performances de drags e transformistas da cena local, além de apresentações musicais de Romero Ferro, Banda Sentimentos e Eduarda Alves.

Publicidade

Cultura Afro

Criada há mais de 20 anos pelo Movimento Negro Unificado (MNU), a Terça Negra busca difundir e estimular reflexões a respeito da influência afro nas expressões artísticas do estado. Nesta época do ano, o projeto ganhou edições especiais de carnaval, no Pátio de São Pedro. Afoxés, maracatus, orquestras iorubás, coco de roda e samba reggae integram essa programação.

Pátio de São Pedro recebe edições especiais da Terça Negra no carnaval
Foto: Divulgação/PCR Imagem

Pessoas com deficiência

Na maior, mais democrática e inclusiva festa popular do Brasil, o principal palco, no Marco Zero, terá intérpretes de libras e equipamento de audiodescrição. Nos cinco dias de shows, todos os palcos do carnaval do Recife contarão com espaço acessível em frente ao palco, no frontstage, para que foliões com deficiência e acessibilidade reduzida possam curtir a folia com seus acompanhantes.

Spok Frevo animou o 20º Baile da Pessoa Idosa do Carnaval do Recife
Foto: Edson Holanda/ PCR Imagem

Pessoa Idosa

Para assegurar o direito ao lazer e à cultura a todas as idades, aconteceu, na última terça-feira, 14, o 20º Baile da Pessoa Idosa do Carnaval do Recife. Cerca de 10 mil pessoas, entre integrantes de mais de 100 grupos de convivência do Recife e de cidades vizinhas, moradores de instituições de longa permanência e gente com mais de 60 anos acompanhados dos familiares, puderam celebrar a festa de Momo ao som da Spok Frevo.

Fonte: Redação Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações