Itália ganha exposição sobre influência de Dante na arte

Mostra acontece em Forlì, uma das paradas do poeta no exílio

7 mai 2021 - 13h59
(atualizado às 14h08)

A cidade de Forlì, no centro-norte da Itália, ganhou uma exposição em homenagem ao poeta Dante Alighieri, cuja morte completa 700 anos em 2021.

Exposição dedicada a Dante Alighieri em Forlì, na Itália
Exposição dedicada a Dante Alighieri em Forlì, na Itália
Foto: Ansa / Ansa - Brasil

A mostra acontece nos Museus de San Domenico, em parceria com as Gallerie degli Uffizi, de Florença, e reúne cerca de 300 obras inspiradas no gênio literário de Dante.

Publicidade

"Não escolhemos Forlì por acaso, foi uma das etapas do exílio de Dante por estar no caminho entre Florença [sua cidade natal] e Ravenna [local de sua morte]", explicou o diretor dos Uffizi, Eike Schmidt. Segundo ele, Forlì é um lugar "neutro" para não reacender a histórica rivalidade entre as cidades que marcaram o início e o fim da vida do poeta.

Chamada "Dante: a visão da arte", a exposição fica em cartaz até 11 de julho e reúne pinturas, esculturas, desenhos, manuscritos e ilustrações, cobrindo quase sete séculos de história artística, de Cimabue (1240-1302) a Picasso (1881-1973).

A mostra também inclui trabalhos de artistas como Giotto, Michelangelo, Tintoretto, Canova e Andrea del Castagno, autor de uma das mais famosas reproduções do retrato de Dante.

As Gallerie degli Uffizi emprestaram cerca de 50 obras para a exposição, que ainda apresenta peças cedidas por instituições como o Hermitage, de São Petersburgo, o Museu d'Orsay, de Paris, e os Museus Vaticanos.

Publicidade

"Além de ser um símbolo de resgate e renascimento para o mundo da arte e da cultura, celebrar Dante em 2021 significa retornar às bases fundadoras da Itália e de sua civilização", disse Gianfranco Brunelli, diretor de exposições da Fundação Cassa dei Risparmi di Forlì, patrocinadora da mostra.

  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se