Grupo da Ucrânia vence Eurovision e se dispõe a combater

Kalush Orchestra faturou o prêmio com a música Stefania

15 mai 2022 - 15h01
(atualizado às 16h13)

O grupo de rap ucraniano Kalush Orchestra venceu na madrugada deste domingo (15) a 66ª edição do Eurovision Song Contest, maior concurso musical da Europa, com a canção "Stefania".

Kalush Orchestra com bandeira da Ucrânia após vitória no Eurovision
Kalush Orchestra com bandeira da Ucrânia após vitória no Eurovision
Foto: ANSA / Ansa - Brasil

A banda faturou o título em Turim, na Itália, com 631 pontos, sendo 192 dos jurados e 439 do público, superando o britânico Sam Ryder (466 pontos) e a espanhola Chanel (459), segundo e terceiro colocados, respectivamente.

Publicidade

A Kalush Orchestra era a favorita das casas de apostas e dedicou a vitória a "todos os ucranianos", que lutam contra uma invasão promovida pela Rússia há quase três meses.

"Nossa coragem impressiona o mundo e nossa música conquista a Europa", comemorou o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que prometeu fazer "tudo o que for possível" para organizar a próxima edição do Eurovision em Mariupol, cidade costeira conquistada pela Rússia - o país vencedor é sempre a sede do evento seguinte.

A Kalush Orchestra é formada por Oleg Psyuk, Igor Didenchuk, Vlad Kurochka, Tymofii Muzychuk, Vitalii Duzhyk, Dzhonni Dyvnyy e Sasha Tab, que misturam hip hop com elementos da música folk ucraniana.

"É difícil dizer o que acontecerá agora. Temos uma permissão temporária para estar em Turim, mas precisamos voltar e, como todos os ucranianos, estamos prontos para combater como pudermos, até quando pudermos", disse Psyuk.

Publicidade

A Kalush Orchestra ainda correu risco de desclassificação ao lançar um apelo por ajuda a Mariupol, mas a mensagem foi considerada "humanitária" pela organização, que não aceita manifestações políticas. "A desclassificação era um preço que eu não hesitaria em pagar para passar minha mensagem", acrescentou o líder do grupo.

Em "Stefania", a Kalush Orchestra faz uma ode às mães e destaca o quanto elas se esforçam pelos filhos. Após a vitória, o grupo divulgou um videoclipe da canção, que foi filmado em Borodyanka, Bucha, Irpin e Gostomel, cidades dos arredores de Kiev ocupadas pela Rússia e libertadas entre o fim de março e o início de abril.

O vídeo mostra a destruição provocada pelas tropas invasoras nesses locais, que foram palcos de possíveis crimes de guerra durante a ocupação. Após a retirada russa, as autoridades da Ucrânia descobriram corpos jogados nas ruas, cadáveres com sinais de tortura e valas comuns com dezenas de mortos nessas cidades.

"A guerra na Ucrânia tem múltiplas faces, mas é o rosto de nossas mães que mantém nossos corações vivos nos tempos mais escuros", diz uma mensagem no fim do clipe.

Publicidade
  
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se