Festa de Nossa Senhora dos Navegantes começa neste domingo com missa e caminhada pelo 4º Distrito

Programação religiosa se estende até 2 de fevereiro, com procissões, missas ao longo do dia e celebração do retorno da imagem ao Santuário

12 jan 2026 - 11h12

As atividades em comemoração à Nossa Senhora dos Navegantes terão início no próximo domingo (18), em Porto Alegre. A programação começa com uma missa festiva às 7h, no Santuário de Nossa Senhora do Rosário, seguida por uma caminhada que percorrerá ruas do 4º Distrito até o Centro Histórico da capital.

Foto: Cesar Lopes/PMPA / Porto Alegre 24 horas

A partir dessa data, também estarão abertas as visitações dos fiéis ao Santuário, que durante o período da novena contará com a realização de quatro missas diárias. A celebração reúne tradicionalmente milhares de devotos e marca um dos momentos mais importantes do calendário religioso da cidade.

Publicidade

O ponto alto da festa ocorre no dia 2 de fevereiro, data dedicada a Nossa Senhora dos Navegantes. Nesse dia, a missa de abertura será celebrada às 7h, no Santuário de Nossa Senhora do Rosário. Logo após, ocorre a tradicional procissão, com a participação de autoridades, representantes da imprensa e fiéis. Ao final do trajeto, os participantes serão recebidos pelo reitor do santuário, padre Carlos José Feeburg, e por membros do Clero da Arquidiocese de Porto Alegre, dando início à celebração do retorno da imagem de Nossa Senhora à sua casa, com uma recepção festiva na Praça dos Navegantes.

A programação do dia 2 inclui missas ao longo de todo o dia, às 7h, 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h, além da entronização da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes ao entardecer e da celebração de encerramento da festa de 2026.

A festa é promovida pela Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se