O longa "Feito Pipa", dirigido por Allan Deberton, foi escolhido pela Academia Brasileira de Cinema para disputar uma indicação a Melhor Filme Internacional no Oscar 2027. Premiada nos festivais de Berlim e Gramado, a obra narra os conflitos de Gugu, um garoto de 12 anos do sertão cearense criado afetuosamente pela avó, mas ameaçado pela convivência com o pai que o rejeita. Estrelando Lázaro Ramos e Teca Pereira, a produção chega aos cinemas brasileiros em 5 de novembro.
A Academia Brasileira de Cinema anunciou nesta quarta-feira (16) que o longa "Feito Pipa", de Allan Deberton, foi selecionado para representar o Brasil na disputa por uma indicação a Melhor Filme Internacional na edição de 2027 do Oscar.
Após ser escolhido para representar o país na disputa, o filme será analisado pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood e tentará avançar até a lista dos cinco indicados à categoria.
"Feito Pipa" venceu a disputa contra os filmes "100 Dias", de Carlos Saldanha; "A Fabulosa Máquina do Tempo", de Eliza Capai; "A Natureza das Coisas Invisíveis", de Rafaela Camelo; "Nosso Segredo", de Grace Passô; e "Vicentina Pede Desculpas", de Gabriel Martins.
A produção conta a história de Gugu, um jovem de 12 anos apaixonado por futebol, maquiagem e dança, que vive no sertão do Ceará com a avó, responsável por criá-lo de forma livre e afetuosa. No entanto, a situação do menino se torna tensa quando ele precisa lidar com a possibilidade de passar a viver com o pai, que o rejeita.
O filme conta com nomes como Lázaro Ramos, Yuri Gomes e Teca Pereira no elenco. A produção foi premiada na 76ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, na Alemanha, e no Festival de Gramado, no Rio Grande do Sul.
"Feito Pipa" estreará nos cinemas brasileiros em 5 de novembro, enquanto a cerimônia do Oscar está marcada para 14 de março de 2027. .