Belo Horizonte terá exposição inédita sobre Botticelli

Mostra com obras do gênio será exibida pela Casa Fiat de Cultura

16 fev 2020 - 11h59
(atualizado às 12h25)

A Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte (MG), receberá entre 5 de maio e 12 de julho de 2020 uma exposição inédita e gratuita dedicada ao gênio renascentista italiano Sandro Botticelli (1445-1510).

'Vênus', de Sandro Botticelli, faz parte do acervo da Galleria Sabauda, em Turim
'Vênus', de Sandro Botticelli, faz parte do acervo da Galleria Sabauda, em Turim
Foto: Divulgação / Ansa - Brasil

Chamada "Botticelli e seu tempo na Casa Fiat de Cultura", a mostra tem curadoria do historiador italiano Alessandro Cecchi, um dos mais importantes estudiosos do artista no mundo.

Publicidade

A exposição exibirá 21 obras de Botticelli e seus mestres, como Antonio Pollaiuolo, Andrea del Verrocchio e Filippo Lippi, e se concentrará na fase de formação do gênio e nas mudanças estilísticas em seu trabalho.

A mostra será dividida em três núcleos: "O primeiro mestre e o início em Florença"; "Entre o 'Sacro e o Profano', um intérprete de seu tempo"; e "Crise espiritual e artística". As obras serão emprestadas por 11 museus - incluindo as Gallerie degli Uffizi, em Florença - e coleções particulares de cinco cidades: Milão, Montelupo Fiorentino, Turim e Veneza, além da capital da Toscana.

A Casa Fiat de Cultura foi inaugurada em fevereiro de 2006 e já organizou 55 exposições nacionais e internacionais, que reuniram 2,7 milhões de visitantes. A mostra de Botticelli conta com apoio da Embaixada da Itália no Brasil e do Consulado-Geral em Belo Horizonte.

  
Fique por dentro das principais notícias de Entretenimento
Ativar notificações